Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Unidade metalúrgica


Aprendi o valor político da palavra unidade ao militar no antigo Partidão, na década de 80. Para os comunistas, a unidade é algo a ser construído e conservado permanentemente. Aliás, o jornal do partido se chamava “Voz da Unidade”.

No dia a dia do sindicalismo, vivencio na prática o valor da unidade entre um grupo, uma fábrica ou numa categoria profissional. Na condição de presidente de um Sindicato e também na qualidade de dirigente nacional da Força Sindical, adoto sempre uma postura de mediação e unidade.

Aproveito a bela e recente manifestação do Papa Francisco - ao ressaltar a comunhão de ideais entre comunistas e cristãos - para lembrar uma passagem bíblica, que registra a seguinte fala de Cristo: “Porquanto, onde se reunirem dois ou três em meu Nome, ali Eu estarei no meio deles”.

Estamos vivendo um momento de grave crise mundial e nacional. A crise tem muitas causas. Mas já vivi o suficiente para entender que um dos sinônimos de crise é a palavra divisão. Dividir é quebrar, é desperdiçar forças, é aprofundar divergências, em vez de construir convergências. Lembro do histórico sindicalista Luiz Tenório de Lima (o Tenorinho) que muitas vezes chegava a um reunião e já ia dizendo: “Vamos ao que nos une!”

Faço todas as considerações para valorizar um fato que acaba de ocorrer no Sindicato dos Metalúrgicos, que é a inscrição de única chapa para as eleições que vão acontecer dias 14 e 15 de dezembro. Somos um grupo de 24 pessoas, de formações diferentes, com opções políticas variadas, com diversidade cultural, etária e religiosa, mas juntas pela compreensão de que precisamos ser unidos, atuar de forma coesa e praticar a velha e boa unidade.

A “Chapa 1 - União e Ação” não está apenas utilizando um slogan ideológico. É mais que isso. Nossa chapa une-se em torno da defesa da democracia, dos direitos trabalhistas e sociais, em prol do emprego, pela ampliação de conquistas e para que o trabalho seja um valor central e não só um subproduto secundário do mercado.

De 2003 a 2014, em todos os anos, os metalúrgicos conseguiram aumento real de salário, levamos para quase 100% da base o pagamento de PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados), agregamos direitos à Convenção Coletiva, melhoramos os serviços aos sócios e, dentro do possível, colocamos o Sindicato na linha de frente das lutas sociais e cidadãs.

Sem união, sem coesão, sem unidade na diversidade, teríamos nos perdido no caminho, gerando perdas para os trabalhadores e desagregação da categoria.

Voto - Peço a cada sócio e sócia do Sindicato que procure a sede ou outros locais de votação, dias 14 e 15. Uma grande votação será uma forma concreta de reafirmar nossa unidade, olhar para o horizonte a caminhar adiante, porque, como diz o ditado, “é pra frente que se anda”.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
e secretário nacional de Formação Sindical da Força Sindical

E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Facebook: www.facebook.com/PereiraMetalurgico
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com.br

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje do dia 16 de novembro de 2016.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email