Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Compromisso com o progresso

Nesta quarta, vamos debater a retomada do crescimento de Guarulhos e região. O Sindicato dos Metalúrgicos, mais uma vez, toma a iniciativa de convidar as forças vivas da sociedade com objetivo de ouvir suas propostas e produzir um documento que represente o ponto de vista das entidades de trabalhadores, do setor empresarial produtivo, dos agentes públicos e de outras forças ativas na sociedade e no mercado.

Um dos focos do debate será a indústria. Melhor dizendo, a retomada da vocação industrial de nossa cidade, que foi durante décadas o esteio do desenvolvimento e do progresso para
Guarulhos e região. O mundo mudou e viu crescer outros setores, como comércio e serviços. Mas a indústria é ainda quem gera os melhores empregos, além do que ajuda a desenvolver novas tecnologias, permitindo a ampliação prática, e produtiva, dos avanços científicos e tecnológicos.
Guarulhos está localizada numa região privilegiada, ao lado de São Paulo, a caminho do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte, com estradas modernas e o mais importante aeroporto do Hemisfério Sul. Temos uma grande população, com crescente nível de escolaridade, temos mão de obra farta e experiente. Ou seja, possuímos muitas das condições para o crescimento e o progresso.

É certo que a cidade sofre de uma crônica falta de planejamento. Mas isso não explica inteiramente a paralisia. Creio que um dos nossos erros tem sido não conseguir agregar, num núcleo dinâmico, as forças vivas da sociedade e as instâncias do Poder Público, incluindo nesse esforço o governo do Estado e o da União.

O encontro em nossa sede não terá caráter deliberativo ou conclusivo, até porque não temos esses poderes. Porém, será, sem dúvida, um primeiro passo. A crise brasileira é muito grave e os governos, isoladamente, não estão conseguindo dar respostas. A população não tem poder de governar, nem quer. Mas tem vontade e compromissos. Todos querem ver a cidade crescer, o País se desenvolver e a vida do povo subir de patamar econômico, político, cultural e educacional.

Convite - Se você também pensa que o progresso é o caminho, venha participar com a gente. Vamos, juntos, romper o círculo negativo da crise, propor soluções e encontrar meios de retomar o crescimento da economia, não só em Guarulhos, mas para toda a nossa região.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
e secretário nacional de Formação Sindical da Força Sindical

E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Facebook: www.facebook.com/PereiraMetalurgico
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com.br

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje do dia 18 de janeiro de 2017.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email