Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

Ampliar a resistência

As melhores conquistas dos povos são obtidas por meio de iniciativas amplas. A história brasileira recente nos dá dois bons exemplos. Veja o caso da resistência à ditadura. O regime só perdeu forças e se desgastou quando as forças políticas e sociais constituíram frentes amplas, como o velho MDB - Movimento Democrático Brasileiro.

Outro exemplo dessa experiência ocorreu no processo constituinte. A própria Assembleia Constituinte foi fruto da pressão popular, mobilizando desde partidos de esquerda até setores da Igreja, Ordem dos Advogados, ABI e outras entidades da sociedade. Os avanços que tivemos com a Constituição foram resultados dos embates políticos na própria Constituinte, mas também do diálogo e da busca de consenso.

O Brasil vive uma dura crise, que impõe graves sacrifícios à Nação, especialmente aos mais pobres. Direitos trabalhistas, previdenciários e sociais sofrem duro ataque, a pretexto de se criar um ambiente propício aos negócios. Trabalhadores, aposentados e integrantes dos movimentos sociais reagem e vão à luta. Esse movimento é forte. Mas precisa ser mais amplo.

Recentemente, houve dois fatos importantes nessa resistência. Tivemos o Dia Nacional de Paralisações e Protestos, em 15 de março, e a greve nacional em 28 de abril. As duas iniciativas agregaram o sindicalismo e os movimentos sociais. As bandeiras da greve geral tiveram apoio da CNBB, OAB, UNE e de outras entidades respeitáveis. O peso dessa articulação repercutiu no governo e fez o Senado paralisar o rito de urgência na reforma trabalhista, contrariando o próprio Temer.

Domingo - Os movimentos fortes sempre nascem de baixo pra cima e crescem horizontalmente, atraindo outros setores sociais. É com base nesse pensamento que o sindicalismo de Guarulhos fará ato público domingo, dia 21, na região do Bosque Maia. Queremos ampliar a resistência às reformas neoliberais, especialmente a previdenciária e a trabalhista, que são muito agressivas contra trabalhadores da ativa e aposentados.

Queremos uma forte participação sindical no domingo, e estamos convocando os trabalhadores por boletim unitário. Mas buscamos, também, agregar outros setores. O desmonte do Estado e o corte de direitos não vão poupar a classe média, porque o modelo neoliberal empobrece toda a Nação. A classe média tem a ilusão de que é abastada, mas não é. A continuação da crise e o desmonte da legislação que ampara a sociedade afetam duramente esse segmento social.

As greves, os protestos e o ato que faremos domingo não têm orientação partidária. Não são contra partidos. Mas nossa mobilização é mais ampla e unitária. Precisa ser.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
e secretário nacional de Formação Sindical da Força Sindical
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Facebook: www.facebook.com/PereiraMetalurgico
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com.br

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje do dia 17 de maio de 2017.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email