Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

Três datas

No Brasil, o sindicalismo tem sido o segmento avançado do movimento popular.

Destaco cinco ocasiões, em décadas passadas: a luta contra a carestia, no final dos anos 70; o engajamento pela Anistia, também no final daquela década; o movimento Diretas Já!, no começo dos anos 80; e a participação na Assembleia Nacional Constituinte, no final daquela década; e o impeachment do presidente Fernando Collor, no início dos anos 90.

Mais recentemente, o movimento marcou posição na conquista da política de recuperação do salário mínimo; nos seguidos aumentos reais das categorias; na efetivação da PLR - Participação nos Lucros e/ou Resultados; no apoio às políticas de inclusão social; e no permanente combate aos juros altos.

Em nenhum momento importante da nossa história moderna o sindicalismo se omitiu. É o que está ocorrendo, outra vez, na atual conjuntura. Nosso movimento tem mantido firme posicionamento contra o governo neoliberal de Temer e combatido, com vigor, reformas que cortam direitos.

Três datas expressam essa luta. O Dia Nacional de Paralisações, em 15 de março; a greve nacional em 28 de abril; e o ato marcado para este dia 24, com o Ocupa Brasília chamado pelas Centrais e demais entidades de classe. Vale ressaltar que nossa manifestação em Brasília ocorre num momento particularmente complicado, com a própria figura do presidente Temer envolvida em denúncias de atos ilícitos graves.

A organização do Ocupa Brasília tem tido o cuidado de preparar um ato que seja sindical, popular e cívico, sempre com a preocupação de que seja pacífico e ordeiro. A meta é reunir cerca de 100 mil manifestantes na Capital Federal. De Guarulhos, a delegação forcista terá mais de 200 pessoas, sem contar outras delegações.

O ato de ocupação da capital é resultado da unidade sindical construída na greve geral, do dia 28 de abril. Ele foi marcado antes da mais recente onda de escândalos envolvendo altas figuras da República. Natural, portanto, que o Ocupa Brasília incorpore reivindicações como Fora Temer e Eleições Diretas Já. Reivindicações, aliás, também de outros segmentos importantes da sociedade e entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil.

Tenho idade suficiente para saber que a democracia é uma construção permanente e complexa, com fases agudas, como a atual. O sindicalismo dará sua contribuição pacífica e patriótica, como sempre fez.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
e secretário nacional de Formação Sindical da Força Sindical
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Facebook: www.facebook.com/PereiraMetalurgico
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com.br

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje do dia 24 de maio de 2017.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email