Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

• 10/7/2017 - segunda-feira

É preciso ampliar a formação no meio sindical,
afirma nosso presidente Pereira

“Sempre lutei pela formação sindical e política. O País tem uma necessidade muito grande nessa área. Faltam quadros no movimento sindical”, avalia nJosé Pereira dos Santos, secretário de Formação da Força Sindical e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região. O dirigente abriu quinta (6) a série “Sindicalismo e Formação” no Repórter Sindical na Web, pela TV Agência Sindical.

Nosso presidente destaca a necessidade de novos quadros e lideranças no movimento sindical. “Precisamos formar as pessoas para ocupar nosso lugar. As instituições são eternas, nós não somos. Temos que formar a juventude, prepará-la para o mercado de trabalho e dar condições para que ela leve adiante a luta daqueles que passam”, orienta.

As condições adversas pelo qual o dirigente passou no início de sua história, não foram barreiras para o seu crescimento. “A necessidade me ensinou a nadar”, conta.


Pereira e o apresentador João Franzin

Formato - Sobre o conteúdo dos cursos na Secretaria de Formação da Força, Pereira explica que ele é dividido em quatro eixos: história sindical; formação política; oratória; e noções básicas de economia. A formatação do conteúdo tem apoio do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) e do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).

Também à frente da Comunidade Sindical dos Países de Língua Portuguesa (CSPLP), ele destaca: “A carência na área de formação geral nos países da África é maior. Por isso, estamos tentando junto ao Itamarati um apoio para melhorar essa situação”.

Assista - O programa está disponível em nosso canal do YouTube. O Repórter Sindical na Web é exibido toda quinta, ao vivo, na TV Agência Sindical. Aos sábados, é reprisado na TV Guarulhos, das 20h30 às 21h30, Canal 3 da NET; às terças, em Brasília, das 18 às 19 horas na TVComDF, Canal 12 da NET.



Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email