Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

Metalúrgicos se mobilizam

No Brasil, somos em torno de 2 milhões de metalúrgicos. Nossa profissão é fundamental para a economia. Entre outras funções, o metalúrgico é o profissional que fabrica máquinas. E muitas dessas máquinas ajudam a fabricar outras máquinas. Por isso, uma greve metalúrgica impacta a produção e o mercado.

Nos últimos anos, nossa categoria vem sendo castigada pela desindustrialização do País. Mais recentemente, fomos penalizados com o desemprego em massa. E, atualmente, sofremos um brutal ataque aos direitos por meio da reforma trabalhista. A reforma original tinha oito itens. Porém, a que foi aprovada pelo Congresso e sancionada por Temer chega a 117 itens. A CLT, na prática, foi desmontada.

A medida atinge a todos, mas alguns de seus itens prejudicam mais determinadas categorias profissionais. Por isso, os metalúrgicos reagem. Dia 4, entidades de todo o País se reuniram nos Metalúrgicos de SP e definiram uma agenda de lutas. A orientação é resistir já, nas campanhas salariais, buscando evitar a reforma trabalhista na marra e também assegurar as garantias das Convenções Coletivas.

Digo e repito que não somos contra reformas. Mas há décadas precisamos fazer a reforma política e a tributária, e não fazemos. Por causa disso, o País vive sob um sistema político contaminado e o pobre continua pagando mais imposto que o rico. Bastariam essas duas reformas para mudarmos a realidade nacional. Mas os altos interesses travam o debate, impedem o avanço e nos condenam ao atraso.

Governo e Congresso não fazem as reformas necessárias, que atingem altos interesses. Pior: jogam sobre nossas costas medidas drásticas, que fragilizam as relações de trabalho, cortam direitos e desestruturam a organização sindical. O resultado final disso é que os trabalhadores estarão menos protegidos, o emprego será mais precário e a renda assalariada cairá.

Portanto, a reação metalúrgica é justa e oportuna. Faremos várias ações. Dia 14 de setembro, haverá atos em portas de fábrica e protestos em locais públicos.

Seminário - Minha geração enfrentou a ditadura, combateu a política de arrocho salarial, lutou contra a carestia e buscou as liberdades democráticas. É com essas referências que pautamos a ação sindical. Por isso, nosso Seminário de Avaliação e Planejamento quinta e sexta, terá por lema “Democracia, Direitos, Desenvolvimento”. São três fundamentos, três pilares, três valores sagrados.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
e secretário nacional de Formação Sindical da Força Sindical
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Facebook: www.facebook.com/PereiraMetalurgico
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com.br

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje do dia 9 de agosto de 2017.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email