Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

• 10/8/2017 - quinta-feira

Evento na sede debate mobilização contra
reformas com diretores e assessores


O debate sobre os efeitos corrosivos da reforma trabalhista nos direitos da categoria norteou o primeiro dia do Seminário de Planejamento nesta quinta, 10. A primeira fala no evento, em nossa sede, foi de Paulo Pereira da Silva, presidente da Força Sindical e deputado federal. Ele informou acerca das tratativas com o governo para edição de Medida Provisória que visa reduzir os impactos de vários itens da reforma já sancionada por Temer.

Para o líder forcista, “o sindicalismo terá de fazer um forte trabalho junto às lideranças partidárias na tramitação da matéria, buscando preservar direitos e conquistas”.

Ex-deputado e ex-titular de vários ministérios, Aldo Rebelo (PCdoB) foi o segundo palestrante. Sua fala reforçou documento por ele recém-lançado, no qual prega um grande diálogo nacional voltado para o desenvolvimento, o aprofundamento da democracia, a autonomia energética e o estreitamento das diferenças econômicas. Sobre reforma trabalhista, que põe na conta do compromisso neoliberal do governo, ele critica o ataque a direitos e ao custeio. “É moralmente insustentável deixar o movimento sindical sem recursos”, afirma.


Presidente Pereira conduz Seminário com a presença de Paulinho e Aldo Rebelo


Falou também no Seminário o diretor-técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio. Ele destacou os impactos nas relações de trabalho dos itens mais agressivos da reforma e alertou para o ataque à estrutura sindical. Segundo Clemente, “a reforma integra uma ação deliberada de enfraquecimento da economia nacional, precarização do trabalho e com o claro propósito de desnacionalizar nossa economia”.

O advogado Marcílio Penachioni, do Jurídico do Sindicato, discorreu sobre o texto aprovado e chamou atenção para a perda de direitos. Ele exemplifica: “A equiparação salarial, por exemplo, fica impraticável”. Diz o dr. Marcílio que não há “um só item da reforma que melhore a condição do trabalhador”.


Paulinho, presidente da Força Sindical e deputado federal, fala acerca das tratativas com o governo para edição da MP


Pereira - Presidente do Sindicato, José Pereira dos Santos faz balanço positivo do primeiro dia do Seminário. “Todas as palestras foram muito boas.

Temos de aproveitar na ação sindical todo esse conhecimento trazido por Paulinho, Aldo, Clemente e Marcílio”, comenta.

Amanhã - O evento prossegue nesta sexta (11), a partir das 9 horas. Haverá curso de preparação para dirigentes sindicais, ministrado por economistas do Dieese, e leitura e discussão do documento “Carta dos Metalúrgicos”. Encerramento previsto para as 17 horas.


Secretário-geral Zóião entrega camiseta dos 54 anos da entidade ao ex-deputado Aldo Rebelo


Diretora Marcia, Clemente (Dieese), Cabeça, dr. Marcílio e assessor Magri



Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email