Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
Sindicato apoia repúdio sindical
à Portaria do governo Temer

O governo Temer publicou a Portaria 1.129/2017, do Ministério do Trabalho, que praticamente legaliza o trabalho escravo no Brasil. A medida foi repudiada pela Força Sindical e as outras Centrais Sindicais, que divulgaram nota conjunta condenando as mudanças nos critérios de fiscalização, dificultando a caracterização deste abuso à dignidade humana.

A Portaria muda as regras que criam embaraços no combate ao trabalho escravo. A iniciativa representa mais uma agressão do governo aos trabalhadores e um forte estímulo à exploração desenfreada da mão obra em condições precárias.

Paulo Pereira da Silva, presidente da Força Sindical, diz: "Entendemos que a norma publicada é totalmente prejudicial ao mundo do trabalho. Por isto, queremos que o governo tenha a sensibilidade social necessária para revogá-la".

O presidente do Sindicato, José Pereira dos Santos, critica: "A Portaria do ministro é um grave retrocesso à vida democrática e cidadã. O governo tem o dever de voltar atrás, sob pena de ser desmoralizado ainda mais, aqui e internacionalmente”.

Críticas - A OIT (Organização Internacional do Trabalho) advertiu na quinta (19) para os riscos de o Brasil sofrer retaliações no mercado global. A OIT considera que o País tem que aumentar a fiscalização e fez um alerta sobre as mudanças na legislação.

Em declaração oficial, a OIT afirma: “O Brasil corre o risco de interromper a trajetória de sucesso que o tornou um modelo de liderança no combate ao trabalho escravo para a região e para o mundo".


Força e Centrais Sindicais se uniram contra a portaria do governo Temer
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email