Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

Um duro balanço

O ano de 2017 foi o pior para a classe trabalhadora. Durante os 12 meses, sofremos os impactos da recessão, desemprego, perdas salariais, ataques a direitos e desmonte da organização sindical.

Muitas empresas fecharam e os Sindicatos tiveram de se desdobrar pra garantir o pagamento das verbas rescisórias. E nem sempre com sucesso.

Por que tudo isso? Porque o País sofreu um golpe de Estado em setembro de 2016, a crise política se agravou e o ambiente econômico acabou contaminado pela insegurança. Some-se a isso a Lava-Jato, que, na ânsia de enquadrar criminosos de colarinho branco, paralisou setores da economia, ajudou a quebrar empresas e agravou o desemprego. Esse golpe foi patrocinado pelo grande capital internacional e operacionalizado por seus agentes políticos internos.

Junte-se a isso a confusão espalhada pela grande mídia, sedenta de manchetes escandalosas, nem sempre apoiadas em fatos reais, mas em versões que logo depois eram desfeitas por fatos, documentos ou depoimentos. Essa campanha midiática desorientou a população, que, mesmo ante fatos graves, envolvendo o próprio presidente da República, ficou muda e apática. Os movimentos de rua murcharam até desaparecer.

Estamos, portanto, no pior dos mundos: recessão econômica, desemprego, perdas de direitos, crise política, governo com 3% de aprovação, Congresso desmoralizado e população sem ânimo de reagir. O Valor Econômico da segunda (18) traz de manchete: “Recessão jogou 5,4 milhões na pobreza extrema”. Ou seja, algo como quatro Guarulhos empurrados para abaixo da linha de miséria - isso significa, na prática, mais fome, mais privações, mais desagregação social.

Mas temos de reagir. No primeiro semestre, o sindicalismo reagiu com vigor, inclusive realizando uma grande greve geral dia 28 de abril. Também fizemos o Ocupa Brasília em 24 de maio e paralisações do movimento Brasil Metalúrgico, que agrega entidades da categoria em todo o País. Mas não é suficiente. O ano que vem exigirá mais de todos nós.

O grande desafio é retomar o crescimento da economia, o que só será feito com a mudança na política econômica neoliberal. A volta do crescimento e dos investimentos terá capacidade de gerar empregos, melhorar a renda do trabalhador, estimular o crédito e fazer a roda da economia girar. É o primeiro passo.

E o segundo? É mudança política, no Executivo Federal e no Congresso Nacional. Não podemos mais ter governantes sem legitimidade e parlamentares que seguem o interesse econômico de grupos, sem se importar com a população, especialmente os setores mais carentes.

Perdemos muito em 2017. Mas não perdemos a esperança em um País democrático, justo e desenvolvido. Apoiados nessa esperança podemos ter um 2018 melhor. Nós merecemos, nós podemos.

Um feliz Natal e um Ano Novo de sucesso para toda a categoria e à população guarulhense.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
e secretário nacional de Formação Sindical da Força Sindical
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Facebook: www.facebook.com/PereiraMetalurgico
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com.br

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje do dia 20 de dezembro de 2017.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email