Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

• 16/4/2018 - segunda-feira

Convenção Coletiva amplia direitos
e garante vantagens aos metalúrgicos

As Convenções Coletivas da categoria asseguram vários direitos, muitos deles com vantagens adicionais ao que garante a CLT e a Constituição. Em março, publicamos uma ampla matéria apontando estes ganhos, que são exclusivos dos metalúrgicos, porque resultam de negociações e lutas desenvolvidas pelo Sindicato ao longo dos anos. Clique aqui e leia.

O economista Rodolfo Viana, que responde pela subseção do Dieese (Departamento Intersindical de Economia e Estudos Socioeconômicos) no Sindicato, foi o responsável pelo levantamento das cláusulas mais favoráveis ao trabalhador.

Rodolfo destaca que, além de ter cláusulas que trazem vantagens frente à CLT, a Convenção defende o trabalhador da perda de direitos imposta pela lei trabalhista do governo Temer. “São direitos dos metalúrgicos, que estão mantidos na Convenção Coletiva e não podem ser retirados dos trabalhadores”, diz.

O economista do Dieese comenta dois casos, que, se a empresa não cumprir, o trabalhador deve procurar o Sindicato imediatamente.

Adicional noturno - Todas as Convenções Coletivas, nos diversos grupos patronais, garantem adicional noturno de 35% sobre o valor da hora trabalhada. Na CLT este percentual é de 20%. Considera-se jornada noturna aquela realizada entre 22 e 5 horas.

Hora extra - A garantia é de 50% pela reforma trabalhista, apesar de já haver um entendimento de que deveria ser esse adicional. Porém, na Convenção Coletiva temos uma tabela para o acumulado de horas extras que são realizadas. A partir da 25ª hora extra, o valor do adicional é de 60%. Esse percentual vai crescendo e pode chegar a 100%, para o que exceder a 60ª hora extra.

O presidente do Sindicato, José Pereira dos Santos, comenta: “Além dos ganhos econômicos efetivos, as Convenções têm cláusulas que beneficiam o acidentado, a grávida, trabalhadores que vão se aposentar e outros companheiros”.

Em outras matérias nos próximos dias, vamos abordar outros itens da nossa Convenção.


Nossa Convenção Coletiva garante muitos direitos que estão acima do patamar das categorias


Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email