Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

• 18/4/2018 - quarta-feira


Um debate inadiável

Convido a todos para importante debate dia 27 de abril. Vamos reunir dirigentes sindicais, empresariais, lideranças religiosas, secretários municipais e especialistas para debater desenvolvimento, emprego e renda.

A crise nacional radicalizou os ânimos e interditou o debate político. Os Poderes estão contaminados pela crise, a mídia prefere apagar fogo com gasolina e setores do Judiciário não têm rumo, imparcialidade ou mesmo serenidade.

Quando ocorre uma situação dessas, há duas alternativas. Ou a sociedade lava as mãos e seja o que Deus quiser ou os setores sociais consequentes se mobilizam para romper o círculo da crise e apontar rumos.

Ninguém, hoje, tem uma fórmula pronta, no campo progressista. Há as velhas receitas neoliberais, mas elas só agravam a crise e a exclusão social. Porém, existem caminhos que podem ser traçados. É o que vamos fazer dia 27, apoiados na ideia de que a saída mais razoável é a retomada do crescimento, com um sistema produtivo fortalecido, um Estado atuante a as organizações sociais na linha de frente do debate e das mobilizações.

Tem um momento na vida dos países em que governos, parlamentos, partidos, líderes e fórmulas políticas perdem energia e condições de orientar a sociedade. É hora de inverter a lógica e a sociedade passar a orientar os agentes políticos e estatais. E isso não é pretensão. É apenas necessidade, para se evitar o pior.

Ecumenismo - Ecumênico é aquilo que consegue reunir religiões diversas, num ambiente de diálogo e convergência. Católicos, protestantes, umbandistas, espíritas, enfim, pessoas dos mais variados credos têm muito mais afinidades do que divergências. O sindicalismo também sente que precisa entender melhor os movimentos religiosos e encontrar meios de caminharmos juntos.

Por isso, é importante definir uma pauta concreta. E a questão do desenvolvimento tem esse apelo, pois ninguém, em sã consciência, ficará contra o crescimento planejado, sustentável, com emprego de qualidade, renda e inclusão social.

Dia 27 - Reafirmo aqui o meu convite e do Sindicato dos Metalúrgicos para o encontro no Eniac, dia 27 de abril. Outras entidades também estão convidando pessoas e instituições. Vamos somar forças para o bem da nossa cidade e do nosso povo. Esse debate não pode mais ser adiado. Um abraço.

José Pereira dos Santos - Presidente do Sindicato
dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
e Secretário nacional de Formação
da Força Sindical
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Facebook: 
www.facebook.com/PereiraMetalurgico
Blog: 
www.pereirametalurgico.blogspot.com.br

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email