Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 13/7/2018 - sexta-feira



Ato reúne sindicalista e lideranças
da greve que desafiou a ditadura

Nosso Sindicato participa na segunda (16) de ato em Osasco, que vai celebrar o cinquentenário da histórica greve da Cobrasma, que ocorreu em 1968. A mobilização foi uma das primeiras ações sindicais de resistência à ditadura, que assaltou o poder no Brasil em 1964.

O evento será no Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, das 18h30 às 20h30, com exibição do filme “Osasco é o Exemplo: 1968”, dirigido por Luiz Mora. Estão confirmadas as presenças de protagonistas do movimento, ao lado de lideranças da greve de Contagem (MG), ocorrida em abril de 1968, que também foi um marco na resistência dos trabalhadores contra o arrocho e a opressão da ditadura e pela democracia.

Pedro Pereira da Silva (Zóião), nosso secretário-geral, diz: "O movimento de 68 deu início a uma série de paralisações que se espalharam por outras indústrias da região. É uma luta que se mantém até os dias de hoje, sempre na busca por direitos dos trabalhadores".

A Greve - Exatamente no dia 16 de julho de 1968, o famoso soar do apito da Cobrasma, às 8h30, foi a senha para que dois mil trabalhadores cruzassem os braços e iniciassem a ocupação da empresa, sob o comando da comissão de fábrica.

Colocavam em prática um plano motivado pela indignação com as condições de trabalho e com a ditadura civil-militar, alicerçado na organização de base e arquitetado a muitas mãos: Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, Frente Nacional do Trabalho, padres operários, operários estudantes e comissão de fábrica.

Ainda no dia 16, o movimento se alastrou para a Lonaflex e, no dia seguinte, chegou a outras empresas, se tornando um exemplo para todo o Brasil, fazendo de Osasco referência nacional na luta dos trabalhadores. Somente dez anos depois é que os trabalhadores conseguiram se organizar novamente num forte movimento de resistência no ABC paulista.



Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email