Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

• 18/7/2018 - quarta-feira


A solução passa pela urna

Assistimos na Rússia a uma competição de grande qualidade técnica e a um evento muito bem organizado, sob orientação de um governo que sabe exercer sua legitimidade e autoridade. Mas a Copa do Mundo acabou e a vida segue.

Aqui no Brasil, a vida segue com grandes dificuldades. Cito dois exemplos, que já bastam por si. O primeiro é o aumento da mortalidade infantil, fato que nos manda de volta ao Terceiro Mundo. O segundo é o desemprego persistente. O próprio governo, que havia anunciado o potencial de gerar 1 milhão de vagas, reconhece que só chegará a 20% da meta.

A agenda do povo brasileiro, portanto, passa a ser a superação da crise, que nos assola e atormenta. O movimento sindical, onde atuo, tem proposto saídas, que passam pela ruptura com o modelo neoliberal. Ocorre que o governo e setores atrasados do empresariado insistem na continuidade de um padrão econômico fracassado, gerador de desemprego e multiplicador da miséria.

A superação da crise - que tem origem política e foi agravada pelo impeachment de Dilma - exige principalmente governo legítimo, forte a ativo. O oposto do que temos hoje, que é um governo ilegítimo e moralmente frouxo. E isso nós só conseguiremos pela via eleitoral. Em outubro, teremos eleições. É preciso transformar a eleição num acontecimento cívico, com grande engajamento no processo eleitoral e massivo comparecimento às urnas.

No regime democrático, as soluções estão na própria democracia. Foi assim nas graves crises da Grécia, da Espanha e em tantos outros países. E não falo apenas de crises econômicas, mas também de graves problemas que envolveram Executivo, Legislativo e Judiciário. Nós não podemos ter ilusões autoritárias ou acreditar em promessas de supostos salvadores da Pátria. A solução pela via democrática nem sempre é rápida. Porém, é o caminho seguro, legítimo e constitucional.

Protesto - As Centrais Sindicais convocam para 10 de agosto o Dia Nacional de Protesto e Paralisações. A unidade sindical é muito importante, a fim de defender direitos, levar nossas reivindicações às ruas e para a opinião pública, mas, principalmente, no sentido de apontar medidas capazes de superar a crise econômica, política e moral em que nosso País foi metido pela velha, corrupta e irresponsável elite brasileira.

José Pereira dos Santos - Presidente do Sindicato
dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
e Secretário nacional de Formação da Força Sindical
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Facebook: 
www.facebook.com/PereiraMetalurgico
Blog: 
www.pereirametalurgico.blogspot.com.br

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email