Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

• 29/8/2018 - quarta-feira


Tolerância, justiça e paz!

A democracia não é um valor abstrato, que possa ser contestado em palanques ou rodas de botequim. A democracia é um fato. É a prevalência das leis. É o Estado de Direito posto em prática.

Sou da geração que lutou pela reconquista do direito de escolher, pelo voto, nossos representantes no Executivo e Legislativo. Ao buscar a democracia, buscávamos construir uma Pátria onde haveria liberdade, justiça e paz.

Ainda estamos longe do País que buscamos com lutas, enfrentamentos e ao custo da vida de brasileiros. Mas não desistimos desse objetivo. Nessa caminhada, aprendemos muita coisa, principalmente que essa rota não é pavimentada. É um caminho incompleto, que se constrói dia a dia, ao caminharmos.

Digo isso pra reafirmar meu repúdio a propostas que afrontam a democracia, agridem adversários, estimulam a discriminação, pregam a intolerância, desqualificam pontos de vista divergentes e, não bastasse isso tudo, ainda defendem a proliferação das armas.

Eu, como todo brasileiro, sei que vivo num País inseguro e que a insegurança revolta as pessoas. O número alarmante de assaltos, roubos e homicídios mostra que não estamos num País pacífico. Mas a paz tem uma pré-condição. Essa condição é a Justiça. Portanto, a grave injustiça social em nosso País é a real matriz da violência.

E como vamos superar isso? Primeiro com a união dos brasileiros. E essa união requer tolerância. Precisamos respeitar uns aos outros, sabendo que o Brasil é um País com grande variedade racial, cultural e regional. Precisamos, para construir essa Nação pacífica, entender que é a soma das diferenças que nos tornará fortes. A divisão só jogará uns contra os outros, empurrando o Brasil para o fundo do poço da crise.

Dia desses, um candidato disse que aos quatro anos de idade seus filhos já atiravam “com munição de verdade”. Mais adiante, num comício no Interior paulista, pegou um menino no colo e perguntou se ele já sabia atirar. Em outra ocasião, ao receber, simbolicamente, a chave de uma cidade, talhada em madeira, simulou que ela fosse uma metralhadora.

Todo cidadão brasileiro deve respeitar a Constituição. Essa regra é ainda mais valorosa para nossos representantes, especialmente o presidente da República, que jura, como a mão sobre a Carta Magna, cumpri-la e fazer com que a cumpram. O Artigo 3º, Inciso I, da Constituição, reza que “constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: construir uma sociedade LIVRE, JUSTA e SOLIDÁRIA”.

Estamos não só às vésperas de mais uma eleição. E sim de uma eleição que pode levar nosso País para um caminho sem volta. Pensemos nisso. Seriamente.

José Pereira dos Santos - Presidente do Sindicato
dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
e Secretário nacional de Formação da Força Sindical
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Facebook: 
www.facebook.com/PereiraMetalurgico
Blog: 
www.pereirametalurgico.blogspot.com.br

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email