Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

• 3/9/2018 - segunda-feira

Encontro abordou expectativas
para as negociações coletivas

Sábado (1º), o Sindicato reuniu diretoria, assessoria e convidados pra debater a campanha salarial, negociações coletivas e mudanças no perfil industrial – a chamada Indústria 4.0. A convite do Sindicato, houve palestras do Gerente de Inovação e de Tecnologia do Senai, engenheiro Osvaldo Lahoz Maia, e do advogado e especialista em RH, dr. Dráusio Rangel.

O encontro tratou da expectativa para as negociações coletivas deste ano e também mostrou as transformações tecnológicas que terão crescente impacto no emprego industrial.

Segundo o gerente do Senai, muitos dos atuais empregos serão extintos com a implantação da indústria 4.0. “É uma nova revolução industrial, com tecnologia muito avançada. Os atuais trabalhadores precisarão de permanente atualização. E aí entra a Educação, que precisa chegar a todos e com qualidade”, alerta o engenheiro Osvaldo.


Diretor Zóião, presidente Pereira, dr. Dráusio Rangel e dr. Marcílio Penachioni, durante encontro no Sindicato

Reforma - Ao comentar a nova lei trabalhista, o dr. Dráusio exaltou a prevalência do negociado sobre o legislado, mas criticou quem quer enfraquecer o sindicalismo. Para o experiente negociador do Sindipeças, “o importante atualmente é as partes se entenderem e garantir os direitos das Convenções Coletivas”.

Pereira - O presidente José Pereira dos Santos avalia os encontros. Ele diz: “Dia 25, reunimos a categoria e ouvimos os companheiros da base. Neste sábado, foi a vez dos especialistas, que contribuíram pra que se entenda melhor a conjuntura, a lei trabalhista e as perspectivas da campanha salarial”.

Mobilização - O próximo evento já está marcado pra 21 de setembro, na sede, quando a assembleia define a pauta de reivindicações. “Nossa palavra de ordem é nenhum direito a menos”, reafirma o vice-presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça).

Entrevistas - O Sindicato entrevistou o dr. Draúsio e o engenheiro Osvaldo. Os vídeos serão postados em nosso site e nas redes sociais. 

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email