Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

• 10/9/2018 - segunda-feira

Atividade também visa fornecer
fonte de alimento saudável

Os alunos do Instituto Cultural e Esportivo Meu Futuro realizaram na última semana uma oficina de alimentação saudável. Trata-se da Horta Educativa.

De acordo com a coordenadora do projeto, Valclécia Trindade, a horta tem por finalidade intervir na cultura alimentar e nutricional dos jovens.

Ela explica: “Cada turma organiza a distribuição das tarefas. Realizam pesquisas para identificar, no mínimo, três hortaliças que possam ser semeadas, quanto tempo elas levam para germinar e para serem colhidas e quais os valores nutricionais das hortaliças pesquisadas”.


Diretora Valclécia orienta alunos do Instituto Meu Futuro no plantio da Horta Educativa

Diretores - Nossos diretores avaliam como de grande importância a atividade. Alex Lima, que também é presidente do Instituto, fala: “Por meio da horta, é possível propiciar conhecimentos e habilidades que permitem aos educandos produzir, descobrir, selecionar e consumir os alimentos de forma adequada, saudável e segura”.

Antônio Francisco da Silva (Fala Mansa), que é secretário-geral do Meu Futuro, diz: “O cultivo da horta é um instrumento educativo que aborda diferentes conteúdos de forma significativa e contextualizada, além de promover vivências que resgatam valores”.

Daniel Hermínio, tesoureiro do Meu Futuro, comenta: “Promover a vivência e o contato direto com o ambiente natural é muito bacana. Os alunos percebem que a horta é uma fonte sustentável de alimentação saudável”.


Crianças selecionam o que será plantado na horta comunitária

O que já foi plantado:

- Hortaliças folhas: alface, agrião, couve, espinafre e rúcula;
- Hortaliças frutos: tomate, pimentão, pimenta, pepino;
- Hortaliças raízes: cenoura, beterraba, rabanete, mandioca;
- Hortaliças condimentos: cebolinha, salsa, coentro.

Meu Futuro - O Instituto foi idealizado por nosso presidente José Pereira dos Santos e funciona desde outubro de 2002. Atualmente, atende 120 crianças e jovens, na faixa etária de sete a 16 anos, com ações sócio educativas buscando a melhoria no nível educacional e do desenvolvimento dos participantes.

Endereço - Rua Galáxia, 50 - Parque Primavera. Telefone: 2401.0722.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email