Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

• 16/10/2018 - terça-feira

Instituição atende crianças e jovens
carentes no Parque Primavera

O Instituto Cultural e Esportivo Meu Futuro, fundado pelo Sindicato em 2002, comemorou em 12 de outubro seu 16º ano de existência. O projeto, idealizado por nosso presidente José Pereira dos Santos, é o principal trabalho social desenvolvido pela nossa entidade.

Atualmente, o Meu Futuro atende mais de 100 crianças e jovens carentes do Parque Primavera e região, com aulas de reforço escolar e outras atividades educativas.

Segundo Pereira, sua infância difícil foi a inspiração para criar o projeto. Ele conta: “Fui menino lavrador em Veredinha, onde nasci em Minas. Por isso, nunca deixei de sonhar com um mundo melhor e mais justo. Com o Meu Futuro, buscamos abrir um caminho de maiores oportunidades e a possibilidade um mundo melhor para muitas crianças”.


Alunos do Instituto Meu Futuro, com a diretora Valclécia (ao centro), durante a festa da criança do Sindicato

O diretor Alex Lima, que preside o Instituto, comenta: “Nestes 16 anos, centenas milhares de crianças e jovens passaram pelo projeto. Muitos deles deixaram o Instituto com o primeiro emprego assegurado. Apesar de todas as dificuldades que estamos enfrentando na atualidade, com crise econômica, não vamos abandonar esse trabalho social”.

Trabalho - As crianças e jovens atendidos pelo Meu Futuro têm aulas de reforço escolar, dança, teatro, literatura, informática, música, artesanato e pintura, tae-kwon-do, além de palestras e excursões educativas.

A instituição também apoia a população carente da região, com distribuição de cesta básica e cursos profissionalizantes de corte e costura, panificação e marcenaria. Através de parceria com o governo do Estado, o Meu Futuro distribui 2.250 litros de leite por mês para 150 famílias.

Os alunos têm ainda atividades que incentivam a preservação do meio ambiente. Eles cultivam uma horta, cujos produtos são aproveitados em suas refeições e distribuição às suas famílias.

Apoio - O Instituto é mantido pelo Sindicato, mas recebe apoio de pessoas físicas e jurídicas. Empresas podem fazer doações em dinheiro, com dedução fiscal (Banco Itaú, agência 3150, conta corrente 18891-4). Também podem ser feitas doações de alimentos, material escolar, produtos de limpeza e higiene, roupas esportivas ou equipamentos para atividades didáticas.

Para mais informações sobre o Meu Futuro, ligue para 2401.8790, 2401.0722 ou 2407.6906.