Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

• 24/10/2018 - quarta-feira

A questão da Educação

A falta de debate eleitoral impede que vários temas importantes sejam abordados pelos candidatos. Um dos grandes ausentes dessas eleições têm sido justamente a Educação, que deveria ser um assunto prioritário.

A Educação é importante sempre - antes, durante e depois do processo eleitoral. Aliás, a má qualidade política atual se deve em muito ao fato de que descuidamos da educação em nosso País.

Tivemos, ao longo dessas décadas, alguns esforços notáveis, mas que não progrediram o suficiente. Cito quatro: os Cieps idealizados por Brizola, o esforço de Fernando Henrique para garantir todas as crianças nos bancos escolares, a formação técnica estimulada pelo governador Geraldo Alckmin e várias iniciativas no governo Lula, de expandir universidades e incentivar a pesquisa.

Mas não se viu um esforço continuado e nacional, como ocorreu, por exemplo, na Coreia do Sul. Lá, o forte investimento público em Educação ajudou a tirar o País do atraso e a fazer a Coreia merecer o título de tigre asiático. A educação de qualidade e continuada ajuda a formar uma boa elite, nos setores estratégicos nacionais, sem o que não há desenvolvimento e progresso.

O Brasil precisa decidir se quer ser uma Nação forte, desenvolvida e soberana ou se quer continuar nas bordas da economia mundial, como fornecedor de insumos para os países ricos e de mão de obra barata para os setores secundários, como o de serviços, onde a tecnologia não é tão necessária e os salários são geralmente muito baixos.

Um povo com educação formal possui mais consciência política e coletiva. Portanto, reúne mais condições de resistir a aventuras políticas - à esquerda e à direita. Não foi o que vimos, no Brasil, em anos recentes e menos ainda o que estamos assistindo neste momento de grave disputa eleitoral e radicalização.

Povos com elevado padrão educacional e cultural costumam ter convicções políticas mais firmes. Porém, já aprenderam que a radicalização não ajuda e que os bons projetos são aqueles que unem, e não os que estimulam a divisão entre amigos, familiares, grupos ou o próprio País.

O Brasil, vença quem vencer, não pode sair fraturado das urnas. Precisamos, urgentemente, de um pacto nacional, de unidade em prol do desenvolvimento, respeitando as diferenças naturais entre partidos, grupos e lideranças. Esse pacto deve ter alguns pilares e metas. Entre elas, seguramente a boa e continuada educação básica, técnica e superior do nosso povo dentro de uma efetiva política de Estado.

É muito preocupante a situação brasileira atual. A Educação não resolveria tudo. Mas nos ajudaria a entender, a dialogar e a caminhar pra a frente.

É o que penso.José Pereira dos Santos - Presidente do Sindicato
dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
e Secretário nacional de Formação da Força Sindical
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Facebook: 
www.facebook.com/PereiraMetalurgico
Blog: 
www.pereirametalurgico.blogspot.com.br

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email