Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

• 9/11/2018 - sexta-feira

Ediberto Pollini Filho, 67, paulistano, nascido no bairro do Ipiranga. Descendente de família italiana, Biri como é conhecido pela categoria metalúrgica é o grande responsável pelo Recanto do Trabalhador, o restaurante que fica ao lado do nosso Sindicato.

Por sua dedicação ao estabelecimento, que alimenta centenas de trabalhadores diariamente, o querido Biri é o Personagem do Mês, sessão do nosso site que presta homenagem a quem, de alguma forma, contribui para o Sindicato.

Biriguchia - O que muitos não sabem é que, na verdade, o apelido de Ediberto é Biriguchia. “Foi daí que originou o Biri, só não me pergunte o motivo deste apelido”, diz aos risos. Ele conta que desde 1962 tem este apelido, dado pelos amigos de futebol de várzea, já em Guarulhos. “Joguei no time da Vila Moreira e no Vasquinho”, lembra.

Amigos Metalúrgicos - Biri conheceu toda nossa diretoria e demais funcionários do Sindicato em sua antiga choperia, que ficava à rua Paulo Faccini, no Centro de Guarulhos. “Fizemos uma grande amizade lá. Eles frequentavam e já saboreavam dos meus pratos no local”, conta.

Em 2009, recebeu o convite do nosso presidente José Pereira dos Santos para assumir o restaurante Recanto do Trabalhador. “Em março de 2019, serão dez anos”, lembra. “Foi minha primeira experiência com restaurante mesmo. Os diretores e demais funcionários almoçam aqui todos os dias. Muitas vezes fazem o happy hour também. Aqui é um verdadeiro ponto de encontro do trabalhador, onde falamos sobre futebol, política, religião e viagens”.

Cem refeições - Comida saborosa e atendimento de primeira. Biri não abre mão dessas características do Recanto. Ele informa que serve, em médica, 100 refeições por dia. “Temos pratos variados. Semanalmente, oferecemos 12 tipos de saladas e 12 pratos quentes, tudo fresquinho”.

Gratidão - Biri fala com carinho do Sindicato e agradece a parceria. “Todos aqui me dão muito prestígio. Até hoje agradeço o convite do Pereira e a aceitação que os diretores têm a mim. Esta é uma ligação e uma amizade muito forte”.

Antes de restaurante, Biri tinha papelaria

Biri começou sua vida de comerciante administrando uma papelaria. “Tive quatro papelarias. Mas aí, com o início da computação e com as prefeituras doando materiais, vi que aquele não era o caminho certo e mudei de comércio”, explica.

Veja a linha do tempo:

1968 - Papelaria na rua Dom Pedro (Guarulhos)

1970 - Papelaria no Tatuapé (São Paulo)

1972 - Papelaria na Penha (São Paulo)

1980 - Papelaria na Praça Getúlio Vargas (Guarulhos)

1986 - Padaria no Jardim São Domingos (Guarulhos)

1992 - Padaria na rua Braz Cubas (Guarulhos)

1993 - Choperia na rua São Vicente de Paula (Guarulhos)

2006 - Choperia na avenida Paulo Faccini (Guarulhos)

2009 até hoje - Restaurante Recanto do Trabalhador

Funcionamento - O Recanto do Trabalhador funciona de segunda a sexta das 8 às 21 horas. O endereço é rua Harry Simonsen, 196, bem ao lado da nossa sede.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email