Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

• 18/1/2019 -  sexta-feira

Sindicato protocola documento
exigindo explicações da empresa

Os funcionários da Komatsu (Arujá) entraram em contato com o Sindicato, para se queixar de falhas no pagamento da Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR). O benefício foi fechado no ano passado e a empresa depositou a primeira parcela este mês. Só que o valor saiu bem abaixo do esperado. Conforme relatos, em alguns casos a diferença chegou a bater R$ 900,00.

Os diretores Antônio Francisco da Silva (Fala Mansa) e Elenildo Queiroz (Nildo) foram à fábrica na manhã desta sexta (18). Em assembleia com os trabalhadores, ficou definido encaminhar documento com o prazo de cinco dias para a direção da fábrica explicar o motivo da grande diferença no pagamento do benefício.


Trabalhadores cobram PLR correta da empresa

Fala Mansa observa que os trabalhadores foram pegos de surpresa. Ele comenta: “Ninguém entendeu nada. A empresa precisa explicar porque não pagou o valor previsto. Muitos trabalhadores já tinham em mente que receberiam mais de R$ 2 mil. Vamos ouvir a Komatsu primeiro, antes de tomar medidas mais drásticas em defesa dos direitos dos companheiros”.

Nova assembleia - Na próxima semana, haverá nova assembleia a fim de analisar a resposta. A empresa, fabricante de máquinas pesadas, tem cerca de 150 funcionários da empresa. 

PW Usinagem - O diretor Nildo esteve quinta (17) à tarde na PW Usinagem (Arujá), a fim de comunicar aos trabalhadores sobre a abertura de inscrições para a formação da comissão que negociará a PLR com a empresa. A eleição acontece dia 25 de janeiro. 

Nildo diz: “Informamos também que a empresa se comprometeu a apresentar Plano de Cargos e Salários em março”.

PLR é direito - Dr. Marcílio Penachioni, coordenador do Departamento Jurídico do nosso Sindicato, explica: “A PLR nasceu na constituição de 1988, no artigo 7º, onde foi criado o direito à Participação. Em 2000, houve uma regulamentação e tornou obrigatório o pagamento do benefício. Antes dessa lei, o Sindicato já negociava com base na Constituição. Dali em diante, as negociações ganharam volume”.

De acordo com o Dr. Marcílio todos os trabalhadores com vínculo empregatício na empresa são contemplados. Não pode haver exceções. 

Exija - Sua empresa ainda não pagou a PLR? Avise o Sindicato. Vamos cobrar!! 



Diretor Nildo conversa com funcionários da PW Usinagem (Arujá)

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email