Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

• 21/1/2019 - segunda-feira

A importância de participar do Sindicato


Miguel Torres é presidente da CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos) e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes e presidente interino da Força Sindical.

Todo trabalhador sabe que associar-se ao Sindicato representativo de sua categoria não é obrigatório. Na verdade, a sindicalização é muito mais do que uma obrigação: é um direito do trabalhador!

São os Sindicatos os legítimos representantes da classe trabalhadora frente ao patronal. Sindicalizar-se significa participar ativamente de ações que valorizam cada trabalhador. É fortalecer a luta de toda uma categoria por melhores salários, por segurança e saúde no ambiente de trabalho, pela manutenção dos direitos já conquistados e por sua ampliação.

Somente organizados em suas respectivas entidades representativas os trabalhadores se tornam fortes o suficiente para articular negociações objetivando o atendimento de suas demandas coletivas. Então, fica claro que apenas sindicalizar-se não é suficiente. É preciso participar efetivamente das lutas por novas conquistas e garantias de direitos. Cada uma das conquistas alcançadas pelos trabalhadores foi fruto da mobilização coletiva.

Foi desta forma que os Sindicatos contribuíram, trazendo para o mundo do trabalho muitas das principais conquistas que são, hoje, benefícios incorporados no dia a dia de cada trabalhador e trabalhadora, como o vale-refeição, o vale-transporte, o 13º salário e a PLR, entre outros.

Os próximos anos apresentam-se, ao movimento sindical e aos trabalhadores, como um período de muitas dificuldades, e iremos continuar com a luta iniciada na gestão do presidente da república Michel Temer pela revogação da terceirização e da lei da “reforma” trabalhista que, já em vigor há um ano no Brasil, além de não ter gerado os empregos de qualidade prometidos, só serviu para precarizar e trazer insegurança jurídica às relações de trabalho.

Além disso estamos mobilizados nas ações organizadas pelas Centrais Sindicais para barrar a “reforma” da Previdência na gestão do presidente eleito Jair Bolsonaro. Nossa luta é por uma Previdência Social pública, universal, com um Piso que não seja inferior ao salário mínimo, que acabe com os privilégios de alguns grupos e amplie a proteção social e os direitos.

Mas precisamos estar fortalecidos para enfrentar todas dificuldades, principalmente por termos diminuído nossa representatividade no Congresso Nacional após as últimas eleições gerais.

Nossa mensagem: sindicalize-se! Venha unir forças em busca de um País mais justo e igualitário!

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email