Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 28/2/2019 - quinta-feira

Sindicato realiza ações para alertar
trabalhadores sobre as Ler/Dort

Nosso Sindicato percorreu diversas fábricas na quarta (27) e manhã desta quinta (28), a fim de alertar e orientar os trabalhadores sobre os males e perigos das Ler (Lesão por Esforço Repetitivo) e Dort (Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho). 

Nesta quinta, comemora-se o Dia Mundial de Combate às Ler/Dort, instituído a partir do ano de 2000 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).
 
O diretor Elenildo Queiroz (Nildo), responsável pelo nosso Departamento de Saúde e Segurança, esteve em três empresas: HRM Caldeiraria (Arujá), MTA (Vila Galvão) e Flanjaço (Bonsucesso). Os diretores Daniel Hermínio, José João da Silva (Jau), José Dilton Braga da Silva (Vanuza) e Evandro Pereira conduziram as atividades na Lincoln Eletric (Cumbica), Partec (Cidade Satélite), Cindumel (Itapegica) e Gecede (Vila Galvão). 


Diretor Nildo e assessor Valdir orientaram trabalhadores da HRM Caldeiraria

Além de palestras informativas sobre as doenças, os diretores distribuíram boletim com informações que orientam os trabalhadores sobre sintomas, diagnóstico, riscos de sequelas, prevenção e tratamento das Ler/Dort. 

Nildo - Para nosso diretor, alertar os metalúrgicos neste dia é importante, pois, mesmo com a modernização das máquinas e ferramentas, o número de doenças no trabalho só aumenta. Ele diz: “A cada ano no Brasil, 100 mil trabalhadores são afastados das empresas com sintomas de Ler/Dort. Então, é muito importante essa conscientização que levamos nas portas das fábricas. Os trabalhadores precisam conhecer as doenças e saber quais são os seus direitos”.


Na empresa MTA, Nildo conversou com funcionários sobre prevenção às doenças

Sintomas - No início, é comum a sensação de desconforto, como peso e cansaço do membro afetado. Surgem dores localizadas, formigamentos, fisgadas, choques, inchaços, calor localizado, rangido, dormência e perda de força muscular. 

Proteja-se - Caso você sinta algum destes sintomas com persistência, procure o Sindicato! Nosso Departamento de Saúde e Segurança prestará todo o apoio, com informações e orientações sobre o que você deve fazer. Lembramos que o afastamento do trabalho nestes casos garante estabilidade no emprego e outros direitos! Ligue 2463.5300.


Boletins informativos sobre as Ler-Dorts foram distribuídos aos metalúrgicos

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email