Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 7/5/2019 - terça-feira


Especialista em Previdência dá palestra
para dirigentes sindicais em nossa sede


Sindicalistas de várias categorias, como vigilantes, frentistas, químicos, além de dirigentes do nosso Sindicato, participaram sábado (4) de palestra sobre reforma da Previdência. A conferência, que ocorreu pela manhã em nossa sede, foi ministrada pelo bacharel em direito César Tolentino, especialista em Previdência Social. Ele falou por mais de uma hora sobre os impactos e prejuízos da proposta de Bolsonaro.


Tolentino orientou sindicalistas para informarem suas bases sobre os prejuízos das reforma de Bolsonaro

Tolentino, que já analisou mais de 220 mil processos de aposentadorias, abordou questões sobre direito previdenciário, adicionais de insalubridade, contagem tempo de contribuição e regras de transição. Ele observa: “Foi uma palestra para ajudar esses dirigentes a orientarem corretamente seus companheiros nas bases”.

Documentação - Com mais de 56 mil aposentadorias realizadas, Tolentino deu dicas sobre a documentação necessária para dar entrada no processo. São eles: Carteira de Trabalho, Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) e, para trabalhadores que já tiveram ou ainda têm comércio, inscrição da Prefeitura Municipal e contrato social.

Aposentadoria Especial - Tolentino alerta: “Se a reforma da Previdência for aprovada, a aposentadoria especial vai acabar”.

Ele explica: “Hoje, o trabalhador que ficou exposto a situações de insalubridade (calor, frio, ruído, agentes químicos etc.) pode fazer o pedido do PPP, que ajudará na contagem do tempo, fazendo com que o trabalhador se aposente mais cedo. Mas a PEC do governo diz que somente até a data da promulgação dessa emenda, serão observados enquadramento das atividades prejudiciais à saúde do trabalhador. Ou seja, após a promulgação, vai acabar qualquer adicional de penosidade, insalubridade e periculosidade”.

PPP - O especialista explicou que para cada ano trabalhado em condições prejudiciais à saúde, no caso do homem, são adicionados quatro meses e 26 dias na contagem do tempo. Para a mulher, é somada a metade desse tempo, porque hoje ela se aposenta cinco anos mais cedo.


Presidente do Sindicato dos Vigilantes, Amauri se diz preocupado com o fim da aposentadoria especial

Vigilantes - Amauri Rodrigues, presidente do Sindicato dos Vigilantes de Guarulhos participou da palestra e mostrou preocupação com o ataque às aposentadorias especiais. “Nossa preocupação é muito grande, pois o governo quer acabar com a periculosidade dos vigilantes. Nesse sentido, precisamos alertar os trabalhadores que pressionem os deputados e senadores. Vamos pressionar para que não percamos esse benefício. Isso não é reforma. É destruição do maior pacto já feito no País, que é a Previdência Social”.

Encaminhamento - O nosso presidente José Pereira dos Santos foi encarregado de encaminhar a proposta acertada no evento de que as entidades de Guarulhos se unam para ajudar a combater o projeto. Uma das ações é coletar o maior número possível de assinaturas contra a PEC 06/2019. A outra é organizar uma ação conjunta para a greve geral, anunciada para ocorrer no dia 14 de junho.

Parceria - Obtenha mais informações sobre sua aposentadoria com Tolentino. Acesse voumeaposentar.com ou ligue para 2409.7070 ou 2601.0181.


Telma Cardia, presidente do Sindicato dos Frentistas, falou sobre as maldades da reforma às mulheres
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email