Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 19/7/2019 - sexta-feira

Sindicato lamenta morte de Barelli
e exalta seu exemplo de vida


A classe trabalhadora perdeu quinta (18) um grande aliado. Morreu, aos 80 anos, o economista Walter Barelli. Ele foi bancário, ativista sindical e por 22 anos ocupou a diretoria técnica do Dieese. Também foi ministro do Trabalho, no governo Itamar, e deputado federal pelo PSDB. Filho de uma tecelã, o paulistano Barelli teve atuação pioneira ao levar conhecimentos de economia pra sindicalistas e categorias profissionais.

Resultado de imagem para walter barelli ministro do trabalho
Walter Barelli
 
Walter Barelli tornou-se o mais destacado dirigente do Dieese em seus 64 anos. A entidade foi fundada pelo movimento sindical, nos anos 50, pra calcular o custo de vida e ajudar nas negociações salariais. Em 1977, ainda na ditadura, o Dieese provou que o governo mentia sobre a inflação real, manipulava seu cálculo e, com isso, arrochava salários.

Filiação - Nosso Sindicato é filiado ao Dieese e mantém secional do órgão, a cargo do economista Rodolfo Viana. O presidente José Pereira dos Santos e nosso vice Josinaldo José de Barros (Cabeça) foram dirigentes do Dieese e o presidiram. Pereira presidiu o Dieese em 1991, ocupando também posições de direção até 1995. Cabeça foi presidente em 2010. Pereira fala sobre Walter Barelli: “Era muito competente, tinha muita habilidade pra conviver com correntes diferentes, se destacando também por sua serenidade, humildade e caráter a toda prova. Homens assim fazem falta ao Brasil.”

O vice Cabeça atuou no Dieese de 2007 a 2016. Ele comenta: "O Barelli é um dos homens mais importantes na história do Dieese. Sempre foi aliado dos trabalhadores. Nos orgulha muito sua atuação no Dieese, no Ministério do Trabalho e também como cidadão. Walter Barelli deixa saudade e fará falta para os rumos da classe trabalhadora."

Aliado - Para o consultor sindical João Guilherme Vargas Netto,  Barelli tornou o Dieese um órgão muito forte e de grande credibilidade. "Ele teve um empenho permanente em favor dos trabalhadores. Amplificou as vozes do movimento sindical", afirma Vargas.  "Durante muito tempo, Walter Barelli era quase sinônimo de Dieese", diz o jornalista João Franzin, coordenador da Agência Sindical.
 
Negociação - O domínio dos números e índices produzidos pelo Dieese ajudou nas grandes mobilizações sindicais no final dos anos 70. Barelli dizia: "A posse do índice do Dieese passou a ser uma espécie de número mágico nas assembleias e também na negociação com o patronato”.

Exemplo - Simples, humilde e sempre respeitoso, Walter Barelli deixa o exemplo concreto de que é possível ocupar cargos de poder e não se corromper.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email