Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

• 6/11/2019 - quarta-feira

Palestra sobre desafios do sindicalismo
reúne 10 categorias em nosso Sindicato

O seminário “Reforma Sindical” em nossa sede na manhã desta quarta (6) reuniu representantes de 10 categorias profissionais. A palestra, sobre conjuntura econômica e estrutura sindical, foi proferida pelo diretor-técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio.


Clemente Ganz Lúcio, diretor-técnico do Dieese, fala como deve ser nova estrutura das entidades

O palestrante abriu o evento com um breve relato sobre a história dos Sindicatos no País, passou pela mudança tecnológica, falou sobre como deve ser a nova estrutura das entidades, chegando à PEC que tramita no Congresso Nacional. Ele diz: “Temos data marcada pra morrer e corremos risco de ser coveiros do sindicalismo. A mudança será estrutural, acelerada por um governo que quer acabar conosco. Temos que pensar num sindicalismo correspondente a esse novo mundo do trabalho. Ou o Sindicato se reorganiza pra ser representante efetivo dos novos trabalhadores, ou vai morrer”.

Modelo - Para Clemente, os sindicalistas devem se preocupar com essa PEC e também em relação à agenda maior do País. Ele afirma: “Temos que apresentar uma proposta que favoreça o Sindicato unitário. Não deve ser por empresa. Temos que montar uma estrutura que agregue os trabalhadores e não nos divida. Sugiro que a gente converse sobre alternativas. Dialogar e tentar tirar do Congresso a melhor alternativa possível. Esse será o nosso esforço”.


"Os brasileiros estão sentindo na pele o que é o regime neoliberal", alerta Clemente

Perguntas - Após palestra de uma hora, os sindicalistas fizeram perguntas ao representante do Dieese.

Categorias - Além de representantes do nosso Sindicato, estiveram presentes químicos, têxteis, frentistas, comerciários, edifícios, beneficentes, condutores, limpeza, além de representantes da Força Sindical, Femaco, Cut e UGT.


Henrique, dos Comerciários de Guarulhos, chama atenção para sindicalismo falar com jovens

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email