Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

• 11/12/2019 - quarta-feira

Ano duro, balanço positivo

Final de ano é época de prestar contas. Quero, portanto, neste espaço, falar do que o Sindicato dos Metalúrgicos realizou no período. Foi um ano ruim na economia, conturbado na política e repleto de ataques aos direitos dos trabalhadores.

A primeira orientação em nosso Sindicato foi sobreviver. E digo sobreviver primeiro financeiramente, pois o governo cortou praticamente todas as nossas fontes de receita.  Ainda assim, com imenso sacrifício, sobrevivemos.

Mas a implacável onda de ataques aos trabalhadores e às entidades não nos intimidou. Durante todo o ano o Sindicato marcou presença na base, com ações cotidianas: assembleias, negociações, acordos de PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados), acordos por empresa e, no final de novembro, a renovação das Convenções Coletivas da categoria, reajuste acima do INPC e pagamento de dois abonos salariais.

Avanços - Fechamos mais acordos de PLR nas fábricas, muitos deles com aumento real; conseguimos ampliar a sindicalização; aumentamos nossa rede de serviços, convênios e benefícios aos sócios; conseguimos acordos com ganhos efetivos, como acaba de ocorrer na empresa Croma (Vila Aeroporto), onde foi reaberto o refeitório e houve reforma completa dos vestiários, beneficiando 150 trabalhadores. Destaco, ainda, a ação ativa por saúde no trabalho e as campanhas contra o câncer de próstata e de mama.

Futuro - Fazer o balanço é importante. Mas devemos, também, tratar do futuro. Por isso, lançamos a campanha “PARA TODOS”, pela qual mobilizamos a categoria na busca de cesta básica, café da manhã, convênio médico e PLR. Com isso, queremos elevar o padrão de benefícios nas fábricas, o que ajudará a melhorar a qualidade de vida da família metalúrgica.

Geral - Nosso Sindicato participou de todos os atos unitários e mobilizações organizadas pelas Centrais. O sindicalismo combate o modelo neoliberal adotado por Bolsonaro e radicalizado pelo ministro Paulo Guedes, da Economia. E combatemos porque o modelo ultraliberal quebra a indústria nacional, fragiliza o mercado interno e põe o Brasil de joelhos frente às potências.

Jango - Neste final de ano, 91 milhões de brasileiros receberão o 13º salário, cuja soma deve superar R$ 214 bilhões, segundo o Dieese. O antigo abono natalino pago então a umas das poucas categorias hoje é direito de todos. Devemos, ao receber esse décimo terceiro pagamento, fazer justiça à historia e relembrar que o autor da lei que sacramentou esse direito, em 1962, foi o Presidente João Goulart - Jango. Viva Jango e todos os governantes que pensam no povo!

José Pereira dos Santos - Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
e secretário nacional de Formação da Força Sindical

E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Facebook: www.facebook.com/PereiraMetalurgico
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email