Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 22/1/2020 - quarta-feira

Pereira chama atenção para
a decadência da indústria no País

Nos últimos quatro anos, o Brasil fechou 25.376 indústrias. Dá uma média de 17 fábricas fechadas por dia. O fato indica o grau da grave crise industrial e expõe uma escala de quebradeira nunca vista na história do País.

Esse tema é abordado em artigo do presidente José Pereira dos Santos no jornal Guarulhos Hoje desta quarta, 22. Pereira toma por base matéria do dia 17 do jornal O Estado de S. Paulo, que explicita os números da  decadência industrial.

Só nosso Estado perdeu 7.312 fábricas. Quem vive em Guarulhos conhece de perto essa realidade. Muitas fábricas fecharam ou se mudaram. O setor de serviços cresceu, mas não tem pujança necessária para puxar pra cima o desempenho econômico local e regional.


Presidente Pereira realiza assembleia na Cummins, uma das empresas afetadas pela crise industrial

Pereira argumenta: “O motivo principal dessa devastação é a crise econômica, cuja recessão atinge quase todos os segmentos. Mas não é só isso. No jogo pesado da geopolítica, os países ricos protegem suas economias para que as Nações dependentes não consigam desenvolver a indústria”.

O presidente Pereira também critica a omissão dos governos. “O Brasil não tem política industrial, e faz tempo. Isso é muito ruim, porque países como a China e a Índia ganharam terreno nesse setor e nos deixaram comendo poeira”, ele comenta. Pereira lembra que o setor industrial é quem ainda “gera os melhores empregos e, na média, paga os maiores salários”.

Clique e leia o artigo
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email