Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 14/2/2020 - sexta-feira

Sindicato participa de ato em defesa de
melhorias no INSS e dos servidores do órgão

 
As Centrais Sindicais realizaram na manhã desta sexta (14) ato em frente às agências em diversas cidades brasileiras. A mobilização reivindica melhorias nos serviços, agilidade no atendimento e respeito aos servidores do Instituto.

Diretores do Sindicato e outras categorias participam do ato em frente à agência do INSS de Guarulhos

Em Guarulhos, o protesto aconteceu na agência da Vila Endres e reuniu inúmeras categorias. Entre elas, metalúrgicos, químicos, servidores, vigilantes, têxteis, trabalhadores da alimentação, dirigentes das Centrais da Força Sindical e da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros). Nosso Sindicato foi representado por todos os diretores e assessores. 

A situação no INSS beira o caos. Devido ao processo de sucateamento promovido pelo governo, faltam funcionários, faltam investimentos e o sistema implantado sem adequação correta não funciona. O resultado é uma fila de dois milhões de trabalhadores a espera da análise para obtenção da aposentadoria e outros benefícios.

Cabeça entrega documento ao coordenador da agência cobrando melhorias no atendimento

Nosso vice-presidente, Josinaldo José de Barros (Cabeça), denunciou o quadro defasado de funcionários que o Instituto enfrenta: “Quem padece com essa situação é o Servidor que está na linha de frente. Ele precisa se desdobrar para atender a população necessitada, que aguarda na fila até um ano para conseguir seu benefício. É um absurdo”. 

Enquanto o ato se desenrolava, mais de 250 pessoas aguardavam pelo atendimento, feito por apenas sete funcionários.

Durante o protesto, os manifestantes entregaram documento ao coordenador da agência, Henrique Toshiaki Nakamura, cobrando melhorias no atendimento.  Leia o documento a seguir.


ENTIDADES DE TRABALHADORES COBRAM FIM

DAS FILAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIDORES NO INSS


Para Caroline Sanchez de Carvalho Amery
Gerente Executiva do INSS de Guarulhos e do Alto Tietê


As entidades sindicais de Guarulhos vêm, ante Vossa Senhoria, reafirmar nosso apoio à Previdência Social, nos termos da Constituição Federal.

Ao mesmo tempo, vimos denunciar o desmonte da Previdência e seus órgãos, como o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), que se encontra desfalcado de funcionários e sofre forte pressão popular, devido a filas e a atrasos inaceitáveis na concessão de benefícios.

O governo precisa abrir concursos públicos em todo o País, a fim de recompor seu quadro de pessoal na Previdência, para agilizar os pedidos de aposentadoria - de quem contribuiu a vida toda -, bem como ser eficaz na concessão do auxílio a acidentados e afastados por doença.

O ato de hoje não para por aqui. A classe trabalhadora não assistirá, passivamente, a cortes de direitos e à omissão do Estado na concessão de benefícios garantidos em lei.

Guarulhos, 14 de fevereiro de 2020.

Centenas de pessoas esperam atendimento - sete atendentes nos 60 guichês da agência do INSS de Guarulhos
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email