Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 17/2/2020 - segunda-feira

Morre Raphael Martinelli. Ficam suas
obras e seu exemplo de lutas!

“Manifesto, em nome do Sindicato e da categoria, meu abraço de despedida a Raphael Martinelli, que morreu domingo, aos 95 anos. Líder ferroviário, dirigente do CGT, nacionalista e militante das boas lutas, foi um exemplo de lucidez, coerência e coragem. No sindicalismo e na política, era uma voz pela unidade das forças progressistas e do nosso povo. Que seu exemplo nos ilumine!” - José Pereira dos Santos, presidente.

Morreu domingo o dirigente ferroviário Raphael Martinelli, grande personagem da luta sindical e patriótica no Brasil. Estava com 95 anos.

Na vida sindical desde a década de 1950, ele chegou a presidir a Federação Nacional dos Ferroviários entre 1959 e 1961 e foi membro também do Comando Geral dos Trabalhadores (CGT).


A entidade dialogava com o presidente João Goulart. Ele contava: “Sempre que Jango precisava de alguma coisa, ele me procurava. Isso causava até um certo ciúme no meu partido, o PCB”. Sua fala ocorreu durante a homenagem ao centenário do ex-presidente, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

Martinelli era filiado e militante do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), pelo qual foi candidato a deputado federal em 1958. O Partido Comunista Brasileiro foi posto na ilegalidade.

Em 1964, com o golpe militar, Martinelli entrou na lista dos primeiros 100 políticos, sindicalistas e militares cassados pelo Ato Institucional 1. Em 1967, ele  fundou, com Carlos Marighella e Joaquim Câmara Ferreira, a Aliança Libertadora Nacional (ALN), grupo que combateu a ditadura por meio da luta armada.

Foi preso, torturado, mas se manteve firme na luta em defesa da democracia e dos direitos do povo brasileiro.

Com a redemocratização, Martinelli participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) e da CUT, sem jamais deixar de dialogar com todas as correntes sindicais e políticas.

Companheiro Martinelli: seu exemplo nos inspira, estimula e ilumina!
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email