Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

• 21/3/2020 - sábado

É hora de preservar as vidas e a democracia

A pandemia do Coronavírus-Covid-19 avança em quase todo o mundo e seu controle depende, basicamente, da ação firme dos governos.

Não é o que acontece em nosso País. Nossas autoridades, mesmo sabendo do grave problema na China, não tomaram providências. A primeira teria que ser uma rigorosa triagem nos aeroportos, colocando em quarentena todos os passageiros vindos do Exterior, pra evitar a proliferação do vírus em nosso País.

Mesmo os brasileiros que estavam na região contaminada da China demoraram a ser resgatados. Depois, o governo lotou um avião e colocou as pessoas de quarentena em Anápolis, Goiás. Mas os aeroportos continuaram liberados, podendo entrar quem quisesse, vindo de qualquer lugar, e isso continua acontecendo até hoje.

Aí vem um idiota deputado, filho do chefe das idiotices, dizer que a culpa é dos chineses. Mas eu digo: a culpa é de vocês. Vocês são uns irresponsáveis, não tomaram as medidas cabíveis. E o presidente e continua debochando do povo, dizendo que isso é uma “gripezinha”.

Eu pergunto: será que ele e sua família terão coragem de enfrentar nosso sistema de saúde precarizado e carente?
Nossa economia já estava péssima, com desemprego muito alto por causa da política neoliberal atual, reformas mal feitas, que só tiram direitos dos trabalhadores, deixando os pobres mais pobres e os ricos mais ricos. Agora, a crise vai aumentar por causa do coronavírus. Nosso sistema produtivo pode entrar em colapso, mas o que a gente vê é o ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciar socorro aos bancos, como se banco gerasse emprego e renda.

Por isso, eu me dirijo aos trabalhadores, sindicalistas, autoridades e ao nosso povo: se vocês amam o Brasil, lutem por nosso País; não se deixem enganar por fascistas e populistas traidores da Nação.

É fácil ver quem está te enganando: se o presidente estivesse com o povo, como diz estar, a primeira coisa que faria era garantir o emprego, apoiar os desempregados, ajudar os informais e dar suporte aos Servidores que estão trabalhando duro pra socorrer pessoas e salvar vidas.

Nas poucas medidas anunciadas até agora não há uma só que garanta emprego; pelo contrário, permite a redução de salários, o que transfere renda pra banqueiro e empresário.

A Força Sindical e outras entidades denunciam mais esse ataque. Nosso Sindicato cobra proteção à indústria, mas sem tirar do bolso do trabalhador.

Reafirmo meu alerta: acorda, povo brasileiro. Junte-se às suas entidades de classe e demais organizações democráticas. Lute contra a destruição dos nossos direitos e pela democracia em nosso País.

José Pereira dos Santos - Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
e secretário nacional de Formação da Força Sindical

E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Facebook: www.facebook.com/PereiraMetalurgico
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email