Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 9/7/2020 - quinta-feira

Diretor do Sindicato e Técnico em Segurança,
Nildo destaca papel do cipeiro na pandemia

Nesta quinta (9), das 13 às 13h30, nosso Sindicato apresentou a quarta live, da série inaugurada dia 18 de junho pelo presidente José Pereira dos Santos. Na desta quinta, falou nosso diretor Elenildo (Nildo) Queiroz Santos. Tema: atuação das Cipas durante a pandemia da Covid-19.

Nildo, que coordena nosso Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador, valorizou os cipeiros. Ele diz: “A Cipa segue as NRs e outros procedimentos de saúde e segurança. Mas a pandemia traz novas responsabilidades e cuidados. O cipeiro, mais do que nunca, é importante no ambiente de trabalho”.

Cipeiro -
Tem o contato direto com os trabalhadores. A Cipa é um instrumento de controle, a serviços dos trabalhadores, pra combater acidentes. Os cipeiros são treinados e repassam orientações. Esse conhecimento é importante sempre, ainda mais agora na pandemia.

Cuidados - Foram criados vários protocolos pelas Prefeituras, mas a própria norma de segurança coloca medidas de prevenção. A pandemia é algo novo pra todos e também aos profissionais. Porém, todos têm que fazer sua parte no dia dia. Muitas empresas seguem essas orientações.

EPIs - O contato imediato da Cipa constata falta de equipamentos e meios de proteção. Mas o Sindicato também fiscaliza, apoiado em normas de segurança e protocolos que protegem a vida. O trabalhador pode denunciar ao Sindicato, e nós tomamos as providências ou encaminhamos a autoridades. Além dos protocolos, as empresas têm que ter a responsabilidade de cumprir as orientações sanitárias.

Transporte -
É uma vergonha o transporte público. A Prefeitura precisa fazer com que os ônibus tenham menos pessoas, com espaço e a ventilação necessária. O poder público precisa fiscalizar e não só jogar a responsabilidade pra terceiros. A população não pode ser contaminada na hora do deslocamento.

Contatos -
Nosso telefone é 4965.9317 e o e-mail cipa@metalurgico.org.br

Assista abaixo.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email