Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
28/7/2020 - terça-feira


Sindicalismo cobra e Prefeitura
cria Protocolo de segurança no transporte

Notícia boa para a população de Guarulhos. Após cobranças de dirigentes ligados à Força Sindical, UGT, CUT e CSB, a Prefeitura lançou segunda (27) Protocolo de segurança, higienização e assepsia para o transporte público.

A maior preocupação do sindicalismo sempre foi o contágio do novo coronavírus no transporte coletivo. Por isso, dia 12 de junho, nosso presidente José Pereira dos Santos e demais dirigentes apresentaram propostas ao prefeito Guti durante videoconferência. O tema foi “A volta ao trabalho com segurança e proteção à vida”.

Dia 18 de junho, o mesmo grupo se reuniu com o Secretário de Governo, Edmilson Americano, e entregou documento com propostas e reivindicações. Destinado ao prefeito Guti, o ofício cobrava providências práticas.

Grupo - Pela Força, o representante é nosso presidente José Pereira dos Santos; CUT, Wagner Menezes- Marrom (Condutores); UGT, Walter dos Santos (Comerciários); e CSB, Alvaro Egea (Vestuário).

Comissão - Outro avanço. Semana passada, a Prefeitura anunciou a formação da Comissão, com representantes das Centrais Sindicais, um do setor patronal e membros do governo.

O presidente Pereira diz: “O Protocolo para o transporte é uma vitória coletiva e especialmente para a saúde pública. Saúdo a Prefeitura pelo avanço e destaco a lucidez dos dirigentes sindicais que ajudaram nessa conquista”.

Cartilha - O Protocolo da Prefeitura engloba a Guarupass. Uma cartilha reúne os 12 tópicos para proteção de usuários e trabalhadores no transporte.

Confira:

1 - Janelas dos ônibus abertas para renovação do ar;
2 - Limpeza e higienização dos ônibus nas garagens;
3 - Limpeza e higienização dos ônibus nos terminais;
4 - Limpeza e higienização dos terminais duas vezes ao dia;
5 - Utilização dos aplicativos de compra de crédito (Guarupag e CittaMobi);
6 - Atualização do aplicativo CittaMobi com informações de rota e tempo de espera dos ônibus para evitar aglomerações nos pontos de parada;
7 - Máscara obrigatória para embarque nos ônibus da cidade, bem como adesivos fixados em todos os coletivos mostrando a necessidade do uso;
8 - Campanhas de prevenção na forma on-line (sites da Guarupass e da Prefeitura);
9 - Manual on-line de prevenção e comportamento para profissionais do transporte e loja de atendimento da Guarupass, além dos terminais;
10 - Renovação dos cartões e recadastramento suspensos;
11 – Loja de atendimento Guarupass e terminais 100% adaptados com todos os equipamentos de segurança para os usuários do transporte e colaboradores: A) Divisórias em acrílico; B) Máscaras; C) Marcação de distanciamento no solo; D) Totem com álcool em gel; E) Uso de máscaras; F) Demarcação de assentos com espaçamento social; G) Agendamento de horário para atendimento na loja Guarupass;
12 - Horário de atendimento do Call Center e chat estendidos.

Exija que essas medidas sejam obedecidas no transporte público. Defenda sua saúde. Proteja a vida. Em caso de problemas, comunique o Sindicato.


Dirigentes Pereira, Marrom, Álvaro e Walter entregam documento ao secretário Americano
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email