Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

• 29/7/2020 - quarta-feira

Protocolo no transporte é conquista coletiva

Guarulhos recebeu segunda, dia 27, uma ótima notícia. O Município passaria a cumprir um protocolo de 12 itens para o transporte público coletivo.

Trata-se de uma vitória coletiva, especialmente para a saúde pública. Saúdo a Prefeitura e a Guarupass, mas devo contar como iniciou essa história.

Começou dia 12 de junho, quando o sindicalismo da cidade fez uma live com o Prefeito Guti e o Secretário da Saúde, dr. José Mário, para debatermos medidas efetivas de combate à Covid-19.

Na reunião, anunciamos que entregaríamos um ofício com nossas propostas e também queríamos uma Comissão mista a fim de tratar da questão. O ofício foi entregue dia 18, aos Secretários de Governo, Edmilson Americano, de Transporte, Paulo Carvalho, e dr. José Mário Stranghetti Clemente, da Saúde.

As tratativas continuaram até que, na semana passada, a Prefeitura anunciou a formação da Comissão, com representantes da Força Sindical, CUT, UGT e CSB, um integrante do setor patronal e membros do governo.
Desde o início, o sindicalismo deixou claro que o grande vetor de contaminação é o transporte. Portanto, em nosso ofício à Prefeitura, cobramos higienização dos veículos, dos pontos, dos terminais, distanciamento dentro dos veículos e número adequado de ônibus em circulação.

Protocolo - Veja os 12 itens: 1 - Manutenção das janelas dos ônibus abertas para renovação do ar; 2 - Limpeza e higienização dos ônibus nas garagens; 3 - Limpeza e higienização dos ônibus nos terminais; 4 - Limpeza e higienização dos terminais duas vezes ao dia; 5 - Utilização dos aplicativos de compra de crédito (Guarupag e CittaMobi); 6 - Atualização do aplicativo CittaMobi com informações de rota e tempo de espera dos ônibus para evitar aglomerações nos pontos; 7 - Máscara obrigatória para embarque nos ônibus; 8 - Campanhas de prevenção on-line; 9 - Manual digital de prevenção e comportamento para profissionais do transporte e loja de atendimento da Guarupass, além dos terminais; 10 - Renovação dos cartões e recadastramento suspensos; 11 - Loja de atendimento Guarupass e terminais 100% adaptados com todos os equipamentos de segurança para os usuários do transporte e colaboradores. E ainda: Divisórias em acrílico; Marcação de distanciamento no solo; Totem com álcool em gel; Uso de máscaras;  Demarcação de assentos respeitando o espaçamento; Agendamento de horário pra atender na loja Guarupass; 12 - Horário do call center e chat estendidos.

Agradeço aos companheiros Alvaro Egea (CSB), Walter dos Santos (UGT) e Wagner Menezes - Marrom (CUT) pelo apoio e persistência. Grande vitória do sindicalismo e da vida.

José Pereira dos Santos - Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
e secretário nacional de Formação da Força Sindical

E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Facebook: www.facebook.com/PereiraMetalurgico
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email