Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 29/9/2020 - terça-feira

Especialista em aposentadoria
orienta sobre como fazer certo

“Como e quando se aposentar”, este foi o tema da live de quinta (24) com o especialista Cesar Tolentino. Ele dirige a Tolentino Aposentadorias, que há 47 anos cuida só de aposentar pessoas.

Tolentino alertou que não pode haver erro no preenchimento CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) e também orientou como fazer contagem do tempo de contribuição. Cesar Tolentino deixa claro: “A reforma da Previdência piorou tudo. Portanto, a cada dia ficará mais difícil se aposentar. A pessoa precisa ser bem orientada. Um erro na aposentadoria valerá por toda a vida”.

PRINCIPAIS TRECHOS:

CNIS - Pela plataforma on-line do INSS, o trabalhador tem acesso ao Cadastro Nacional de Informações Sociais. Mas ele nem sempre está correto e atualizado. Isso acontece porque nem tudo entra no CNIS e o INSS se baseia só no que foi lançado. O CNIS é o documento mais importante na aposentadoria.

Falhas - Mas o CNIS é falho. Por exemplo, o INSS também só considera o período que a empresa recolheu, quando é necessário contar o período trabalhado. Além disso, nenhum pagamento feito fora de época o INSS considero. No CNIS também não se conta a insalubridade. Não é computado tempo de serviço militar ou empregos temporários.

Contagem - É computado o tempo rural; cursos profissionalizantes como o Senai, mas só até 1998. Auxílio- doença; emprego temporário; serviço público, municipal, estadual ou federal; pagamentos em carnê e guias de recolhimento contam se foram pagos em dia.

Insalubridade - Com a reforma, desde o dia 13 de novembro de 2019, o governo cortou insalubridade, periculosidade e penosidade da aposentadoria.

PPP - Ao sair da empresa, ainda que vá trabalhar em outra, o empregado deve pedir o Perfil Profissiográfico Previdenciário - PPP. Muitas empresa não preenche todos os campos de forma correta. Aí, o INSS não aceita.

Reforma - Devido à reforma previdenciária, em novembro de 2021, todas as aposentadorias por tempo de contribuição terão limite de idade. Depois disso, não existirá mais. O INSS aceitará as regras atuais por mais dois anos.

87/97 - Em 2020, o homem deve ter 97 anos na soma do tempo de contribuição com a idade; mulher, 87 anos.

Grátis - A Tolentino atende, faz análise e orienta sócios do Sindicato e seus familiares gratuitamente. Os processos costumam ter andamento rápido, pois tudo é bem preparado antes.

Exemplo - O processo da sócia Edma saiu em poucos dias. Era para ela ganhar R$ 2.300,00, mas o valor chegou a R$ 3.147,29. Ou seja, foi rápido e o valor será maior.

LOCAIS - A Tolentino tem escritório em Guarulhos, que fica à rua Siqueira Campos, 144, Centro (a 150 metros do Hotel Mônaco). O número pra atendimento é (11) 94032.4474.

SITE - Saiba mais mais no www.voumeaposentar.com


Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email