Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

• 14/10/2020 - quarta-feira 

Benditas sejam nossas crianças


Em 12 de outubro de 2002, nosso Sindicato inaugurava o Instituto Cultural e Esportivo Meu Futuro. Desde lá o projeto atende crianças e jovens na Região do Parque Primavera. Ao mesmo tempo, presta assistência a famílias carentes locais, que recebem cesta básica e leite.

O Sindicato construiu prédio próprio para o Instituto, dotado de salas de aulas e cursos, oficinais, maquinário, espaço para artes e ainda reforço à educação. Em meio a uma grande área verde, os alunos, além do aprendizado ambiental, podem utilizar equipamentos de lazer no Clube de Campo do Sindicato.

Nesses 18 anos, milhares de crianças e jovens passaram pelo Instituto, com limite de até 16 anos. Vale dizer que muitos saíram do Instituto para o primeiro emprego e vários deles, com trabalho e renda assegurados, passaram a ser arrimo de família.

Não se toca sozinho um projeto desses. Embora nosso Sindicato arque com grande parte das despesas, cabe agradecer o Sindicato dos Metalúrgicos da Bélgica, que é nosso parceiro desde a fundação. Também recebemos contribuições de trabalhadores metalúrgicos, assim como de empresas conscientes de sua responsabilidade social.

Esse trabalho melhorou a educação de milhares de crianças e jovens, evitou que muitos se desviassem para a marginalidade, deu formação profissional a seus pais, ajudando a aumentar a renda familiar. Ou seja, essa ação sindical iniciada em 2002 amparou famílias e fortaleceu a estabilidade social numa região carente de nossa cidade.

A crise que assola o País, evidentemente, nos afetou. Mas o Instituto prossegue, dá suporte aos alunos, fortalece o senso coletivo e busca apoios pra continuar a existir. Com o tempo, aperfeiçoamos também a gestão, o que implica transparência e prestação de contas, regularmente.

Faço questão de contar e recontar essa história tendo em vista o Dia da Criança, dia 12, que também marca a data da Padroeira Nacional. Sou um homem de fé e sempre peço a Nossa Senhora Aparecida que proteja às nossas crianças e dê luz no caminho dos seus pais.

Também conto e reconto para mostrar a importância social do sindicalismo, nosso papel agregador e construtivo, em busca de uma ordem social e econômica justa e igualitária.

Matheus 19:14 registra a fala de Jesus: “Deixai vir a mim as crianças, não as impeçais, pois o Reino dos céus pertence aos que se tornam semelhantes a elas”. Portanto, benditos os que ama e protegem as crianças.

José Pereira dos Santos - Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região

e secretário nacional de Formação da Força Sindical
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Facebook: www.facebook.com/PereiraMetalurgico
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email