Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 23/10/2020 - sexta-feira

Conheça, apoie e participe
do Conselho Municipal de Saúde

A pandemia mostra a quem ainda tinha dúvidas a importância vital do SUS - Sistema Único de Saúde. Não fossem os médicos, enfermeiros, auxiliares e demais Servidores da rede pública, a morte de brasileiros pelo novo Coronavírus já teria batido em 300 mil casos.

A vitalidade do SUS também nos alerta para a necessidade da participação popular nas instâncias de apoio à saúde pública.

Pra falar desse tema, a Live dos Metalúrgicos da quinta (22) recebeu Luciana Oliveira, presidente do Conselho Municipal de Saúde. Ela é funcionária de Carreira da Prefeitura de Guarulhos. Luciana diz: “Nenhum conselheiro é remunerado. Dedicamos nosso tempo e esforço em prol da população”.


Jornalista Ariane Soares entrevista Luciana na sede do Sindicato

TRECHOS PRINCIPAIS:


Conselho - Faz parte do Sistema Único de Saúde, criado pela Constituição em 1988. O Conselho é regulado por lei federal. É um órgão independente, com papel consultivo, fiscalizador da gestão e também com poder deliberativo. Em Guarulhos, lei municipal reforça as atribuições do Conselho.

Componentes -
Somos 40 membros. São três segmentos, distribuídos assim: 50% de usuários e os outros 50% são divididos em duas partes, ou seja, 25% de representantes dos trabalhadores, como Sindicatos e associações, e outros 25% chamados de segmentos dos gestores.

Contratos - Uma das comissões do Conselho Municipal de Saúde é a de contratos e convênios. Esses conselheiros fazem apontamentos, a fim de dar transparência aos atos do governo na saúde pública.

Contas - Somos zelosos quanto a contas e gastos, não somente no período de pandemia, mas sempre. Nossa atuação é efetiva. Visitamos os hospitais da cidade e o de campanha. Fazemos relatórios e discutimos no Conselho com os gestores da área financeira.

Condições - O Conselho recebe tudo de forma documentada. Se o trabalhador da Saúde quiser falar com a presidente, é feito agendamento. Recebemos a demanda e procuramos encaminhar as soluções por meio das comissões específicas.

Candidatos
- Saúde é preocupação geral da população e pauta obrigatória no programa de governo dos candidatos. O Conselho pode encaminhar documento aos candidatos por meio de plenária, chamada de Plena.

Salário - Os integrantes do Conselho não são remunerados. A legislação federal assim estabelece.

Vacina - Acredito na ciência. Toda vacina requer estudo e tempo. Nenhuma foi desenvolvida de modo imediatista.

Sindicato -
Nosso Sindicato sempre apoiou o Conselho Municipal de Saúde. O vice atual é nosso diretor Elenildo (Nildo) Queiroz Santos.

Contato -
Nosso e-mail é cmsguarulhos@gmail.com - é o nosso principal canal de acesso. Nosso site entrará no ar ainda este ano.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email