Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 30/10/2020 - sexta-feira

Ex-vereadora ressalta importância
de uma Câmara Municipal atuante 

A eleição pra prefeito centraliza as atenções. Mas é preciso prestar atenção também na escolha dos vereadores. Afinal, a Câmara vota muitos temas de interesse da população, como tarifa do ônibus, impostos e investimentos na saúde, educação e outros.

A fim de tratar desse tema, e reforçar a importância do voto consciente, a Live da Quinta do nosso Sindicato ouviu a professora Luiza Cordeiro. Ela foi vereadora por três mandatos.

TRECHOS PRINCIPAIS:

Origem - A palavra vem do latim: verear, como sinônimo de fiscalizar. Também pode significar vereda. Ou seja, o vereador faz os caminhos para cidade.  

Papel - Os vereadores articulam e encaminham as necessidades da sociedade junto à administração pública, às vezes mobilizando suas bases pra isso. Pra ser um bom vereador é necessário estar bem articulado e também contar com uma boa assessoria, principalmente jurídica. 

Compromissos - É fundamental saber que ideias o vereador defende, se elas estão ligadas a um partido e qual a linha desse partido. O candidato deve estar preocupado com os bairros. Mas é importante também que saiba analisar leis, a proposta orçamentária e outras matérias. Por exemplo: vereador não pode fazer projeto de lei que gere despesas ao Executivo. 

Regimento - Importante conhecer a Constituição e saber o que ela define como papel do vereador. O Regimento Interno da Câmara orienta se as ações propostas são pertinentes. As comissões temáticas fazem parte da estrutura do Legislativo Municipal; elas analisam e apresentam emendas, além de melhorar textos e iniciativas. 

Justiça - Antes das comissões temáticas vem a Comissão de Justiça, que analisa a legalidade dos projetos do Executivo ou do Legislativo. Antes da apreciação do plenário ou de alguma outra comissão,  a matéria passa por ela. 

Selo ambiental - Sempre fui preocupada com a  preservação. A proposta do Selo foi levantar iniciativas na cidade que não eram vistas pelo público, mas  serviam de modelo e estímulo. No Sindicato dos Metalúrgicos, estive várias vezes com o Pereira e outros diretores. A diretoria sempre se preocupou com as questões ambientais e sanitárias do Clube de Campo. 

Assessoria - Sempre cuidei de montar uma assessoria que compreendesse as várias faces da sociedade. Quando identificávamos problemas nos órgãos públicos, procurávamos de pronto o prefeito e os secretários para buscar uma solução.  

Voto - Todos pagam impostos e contribuem com os cofres públicos. Se você não votar, não vai deixar de pagar imposto. É justo que o cidadão faça escolha. O que você paga de imposto mantém Executivo e Legislativo. Devemos eleger não só pela sigla, mas pelo que o vereador poderá contribuir pra melhorar a cidade e a vida da população.