Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
5/3/2021 - sexta-feira

Diretora Roseli exalta mulheres
 e chama para que lutem sempre

Estamos no mês das mulheres, pois o 8 de Março marca o Dia Internacional da Mulher. O Sindicato, todo ano, promove atos, encontros, eventos e busca valorizar as lutas femininas. Esse trabalho é coordenado pelo Departamento Feminino, integrado pelas diretoras Roseli Lima, Raquel de Jesus e Márcia Aquino.

Este ano, a pandemia impede maiores ações. Mas as lutas, demandas e bandeiras das trabalhadoras não serão esquecidas. Por isso, a primeira live de março recebeu a nossa diretora Roseli, que é Montadora na Marília.


Jornalista João Franzin entrevista diretora Roseli Lima

TRECHOS PRINCIPAIS:

Fábrica - Estou na Marília há 15 anos. Mas comecei aos 14 na indústria de brinquedos Estrela. Depois na VDO, hoje Continental, onde iniciei na área metalúrgica.

Diretoria - Estou indo pro terceiro mandato. Na futura gestão, com o Cabeça presidente, passarei a integrar a Diretoria Executiva.

Trabalho - Muitos não sabem que desde a madrugada já estamos na base. Hoje foi um ato nacional por Auxílio Emergencial e vacina. Fizemos manifestação nos terminais de ônibus, panfleteando e chamando atenção dos governantes. Fiquei no Pimentas e aceitação foi muito boa. É urgente haver vacina pra todos.  Não podemos ficar de braços cruzados. Não podemos aceitar. 

Contaminação - Ônibus lotados facilitam a contaminação. Devemos colocar a boca no trombone. Sindicalista não pode se calar. O governo não está bom; Proguaru acabando, isso é traição. O caos do vírus é culpa do governo federal. Taxa de vacinação é baixa demais. 

Convenção - Na Convenção Coletiva a metalúrgica tem 180 dias de auxílio-maternidade. Tem 10 dias de licença- amamentação. Quando sofre aborto, licença de 60 dias. Se sofre abuso ou estupro, também tem licença. Isso  nossa Convenção garante, além da CLT. Temos que avançar, com mais cláusulas. Podemos avançar. 

Lutas - Uma das grandes conquistas femininas foi o direito ao voto. A mulher não sabe o poder que tem nas mãos. Somos 52% de população. Se começar a participar da política ajuda a mudar o mundo. Por que as leis são votadas pelos homens? Precisamos da mulher na política, pra mudar as leis. Acredito muito nas políticas públicas. Precisamos eleger mais mulheres.

Violência - Devido à pandemia, a mulher fica mais dentro de casa, infelizmente sofrendo mais violência. Avso as companheiras que temos departamento jurídico com três mulheres. Quando houver assédio moral ou sexual na empresa, não se cale. Venha ao Sindicato, oriente-se com as advogadas. No Departamento Feminino, tem uma sala pra conversar, desabafar e encaminhar da melhor maneira possível. Eu sempre digo: lugar de mulher é onde ela quiser estar.

Assédio - A companheira terá o sigilo preservado. Procuramos saber quem é o chefe, fazemos contato com a empresa. Se necessário, tratamos direto com nosso Jurídico. 

Cruz - Hoje, com as redes sociais, a mulher tem mais como se manifestar. Basta colocar um X vermelho na palma da mão, e publicar, já se entende que ela está sofrendo algum abuso.

Departamento - Pode falar com as três diretoras, ligue no 4965.9336, que é o telefone do Departamento. E tem o telefone do sindicato: 2463.5300. E também temos Whatsaspp (11) 99703.2284.

Ações - Com todo o cuidado, vamos entregar álcool em gel e boletim informativo em algumas fábricas. Se sua empresa vacilar na segurança avise o Sindicato.

Fé - Quero parabenizar todas as brasileiras, em especial as metalúrgicas. A mulher tem em mãos a arma da determinação. Acredite em você. Ninguém pode impedir isso.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email