Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
19/3/2021 - sexta-feira

“Feminicídio começa com violência psicológica”,
alerta Delegada Rose

Em entrevista à live do Sindicato, a Delegada Rose foi categórica ao afirmar que o assassinato de mulheres em decorrência de violência doméstica começa com pressão psicológica.

De acordo com a delegada, os parceiros não agridem fisicamente as vítimas, mas criam uma situação em que a mulher se veja sem possibilidade de defesa e alerta para a procura por ajuda. Ela diz: “Gritos, desqualificação, murros na mesa são os primeiros sinais claros. Identifique e denuncie!”.

A live desta quinta (18) foi mais uma ação do Março-Mulher realizada pelo nosso Sindicato. Desde o dia 1º de Março, o Departamento Feminino tem feito uma série de atividades em celebração ao Dia Internacional da Mulher.


Jornalista João Franzin entrevista Delegada Rose, que fala sobre violência contra a mulher

Leia mais trechos da entrevista:

Início da Delegacia - Foi em agosto de 1985, são 35 anos de atuação. Tive a honra de ter sido a primeira delegada titular. Surgiu da luta das próprias mulheres organizadas, que se reuniram e pediram pro Governador Franco Montoro pra que houvesse um espaço diferenciado, pois mulheres eram agredidas e quando iam pra delegacia comum, eram mal recebidas.

Pensamos na época que, se tiver delegacia direcionada por profissionais mulheres, elas se sentirão mais à vontade. Primeiro dia de atendimento tivemos mais de 500 aguardando numa fila, com todos os tipos de lesões que vocês podem imaginar. A Delegacia deu início a todas essas conquistas que tivemos no decorrer desses anos. 

Orientação às vítimas - Você está sendo vítima, você grita. Grita! Algum vizinho com bom senso e sensibilidade vai ligar pro 190. Aí vai pra Delegacia do bairro ou Delegacia da Mulher. Foi vítima e não pode sair? No dia seguinte, procure a Delegacia e vai fazer a sua denúncia. Importante fazer a denúncia. Se não fizer, é bola de neve. Foi agredida e ele foi embora? Procure a Delegacia da Mulher.

Sinal de X vermelho - São várias maneiras que o governo está procurando pra atender a mulher. Tem aplicativo de celular, tem o disque-pizza, que já comunica o 190. Já o X vermelho é o seguinte: Tá indo na farmácia, ele tá do seu lado. Você só mostra a palma da mão com o X Vermelho pra pessoa e a atendente já sabe que você é vítima e vai chamar viatura para aquele local e te atender.

Terceiros - Devem denunciar. Inclusive, pessoas da família podem ir direto fazer a queixa. Temos que ter mais solidariedade para com as pessoas que sofrem. A agredida não está lá porque quer, porque gosta, precisa de ajuda. Se ouvir alguém gritar, pedir socorro, liga pro 190. Pode se identificar. Se fizerem as pazes depois, não tem problema. Ajude. Importante é que naquela hora, você pode ter salvado uma vida.

Medidas adotadas - Ela pode pedir medida protetiva, que pode ser o afastamento do agressor, proibição de aproximação, de frequentar os mesmos lugares. A delegada ou delegado vai fazer uma solicitação pro juiz, que normalmente vai dar. Você pode acionar o app e qualquer viatura que tiver próxima vai atender a sua ocorrência, que sabem que alguém está quebrando medida.

Feminicídio - Grupo de deputadas começou a perceber que existiam muitas mortes. E tudo entrava no homicídio, então não tinha perspectiva que estava acontecendo em função da violência doméstica. Houve lei que criou o feminicídio, foi feita alteração no Código e colocado Parágrafo que o crime cometido contra mulher tem pena e vários agravantes. Além de ser considerado crime hediondo. Tem o Artigo 121 como homicídio e, logo abaixo, o feminicídio. 

Pandemia – Teve aumento extraordinário de violência. Feminicídio também teve aumento grande. É importante divulgar. No primeiro momento de violência, preste atenção na violência psicológica. Primeiro sinal, procure ajuda, não deixe-a chegar ao extremo que é a morte.

Trabalho / assédio - Assédio sexual é sério. Ocorre por hierarquia. Começa com cantadas. Se ela não aceitar sair com o patrão, é mandada embora. Sugiro procurar imediatamente o RH da empresa e comunicar. Colocar por escrito. A molestação sexual acontece e também é crime. Deve ser comunicado ao RH e também à polícia. 

Deputado - Maior absurdo foi na assembleia. Na frente das câmeras, durante uma sessão. Ficou claríssima a molestação. Foi pra Comissão, mas infelizmente o colegiado aliviou a situação do cidadão colocando como uma perturbação, e deram uma pena de suspensão de 119 dias. Com isso não perde gabinete, salário, não perde nada. Cidadão deveria ter sido cassado. Nós mulheres temos que nos unir. Não deixe isso acontecer. Bote a boca no mundo. Se eu fosse deputada, votaria pela perda do mandato.

Indenização por danos morais - É cabível. Tivemos mulheres que ganharam.

Apoie - Sempre luto para que os homens de bem se juntem a nós nessa luta. Sozinhas não vamos conseguir. Precisamos da ajuda de todos. Facebook: Rosmary Correa. E-mail: rosepol@uol.com.br 

Mensagem - Abraço a todas. Identifique os primeiros sinais da violência. Começa com a violência psicológica. Murro na mesa, puxar toalha, te desqualificar. São sinais claros e primeiros de violência contra a mulher. Identifique e denuncie!