Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
26/3/2021 - sexta-feira

Alda Marco Antônio encerra série
de lives em celebração ao Março-Mulher

Respeitada em todo o Brasil, Alda Marco Antônio foi vice-prefeita de São Paulo (2009-2012), secretária estadual do Trabalho (1986-1987), além de secretária do Menor (1987-1992). Quinta (25), ela foi a entrevistada da nossa última live de Março, que celebra o Mês da Mulher.

Durante 40 minutos de conversa, Alda falou sobre sua carreira política e os projetos que desempenhou à frente das Pastas do Estado e na Prefeitura.

Na secretaria do Menor, por exemplo, os seus projetos influenciaram a Constituição Federal de 1988. Ela contou: “Antes da secretaria, a criança no Brasil aparecia em um único local da Legislação brasileira: a Trabalhista, que dizia que a criança podia trabalhar a partir dos 12 anos”.
 
Em seguida, ela disse que, graças aos seus projetos, a situação mudou para melhor. “Fizemos programas de assistencialismo e cursos profissionalizantes. Dos 14 que criamos na secretaria do Menor, oito foram premiados pela ONU”, lembrou.
 
Veja trechos principais:
 
Mulher - Em todas as crises, a primeira a perder o emprego é a mulher. Nas guerras eram até chamadas para as fábricas, inclusive para as fábricas de armas, para substituir os homens que iam para as trincheiras. A vida das mulheres tem sido um tobogã.
 
Pandemia - Com essa pandemia, a desgraça é grande na área da violência. O número de feminicídios aumentou muito. Muitos homens se valem da questão física e nem precisam de armas de fogo. Matam com as próprias mãos. A característica é a destruição do rosto da mulher. É um crime de grande ódio e difícil combate. Na pandemia, a pior tragédia é a violência contra a mulher.

Denúncia - Nós precisamos fazer com que os canais cheguem a todas as mulheres. Já existe o sinal X. Existem alguns outros sinais que podem denunciar a violência. Existem canais e telefones que ela pode recorrer. Essa tragédia não vitima só a mulher que morre. É pena perpetua aos filhos dessa mulher.
 
Vacina - Vacina é extremamente importante. Luto por ela. Já tomei a primeira dose. Não vacilem em se vacinar!
 
Secretaria do Menor - Teve efeito prático na vida das crianças brasileiras. Experiência inovadora que influenciou a Constituinte de 1988. Antes da secretaria, a criança no Brasil aparecia em um único local da legislação brasileira, que era a trabalhista, que dizia que a criança podia trabalhar a partir dos 12 anos. Criança precisa de proteção integral. Fizemos um programa pra cada um. Fizemos escolas de treinamento de profissionais. ONU reconheceu que, dos 14 programas, oito receberam título de modelos para o mundo.
 
Secretaria do Trabalho - Encontrei crianças fazendo trabalho escravo. Tenho 10 mil fotos, documentos e matérias de TV mostrando a tragédia que foi em 1986 encontrar crianças em condição de trabalho análogo à escravidão. Quase fui apedrejada em Iguape, porque tirei crianças da serra com o dedo decepado.
 
Delegacia da Mulher - Antes, a mulher sofria violência em casa e na delegacia pelo próprio delegado. Então pedimos ao ex-governador Franco Montoro para criar um espaço de mulheres, para que ela fosse recebida a parte. O Secretário de Segurança na época, Michel Temer, indicou que fizéssemos uma delegacia só de mulher. Ele foi correto. Nos chamou pra conhecer as duas primeiras delegadas. Conhecemos as duas primeiras e ficamos maravilhadas. Rose e Clementina. Com toda a firmeza de propósito e atuação.

Leia aqui matéria com a Delegada Rose. 
 
Instituto Meu Futuro - Está no meu currículo. Imagina um Clube de Campo de trabalhadores sindicalizados, receber uma escola? É uma ideia sensacional. Pereira, seu crédito com Deus é grande. Escola Maravilhosa.

Assista abaixo: