Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 5/4/2021 - segunda-feira

Saúde é o tema da primeira live
em celebração ao nosso aniversário

Uma das marcas dos 58 anos do nosso Sindicato é a ação contra os acidentes de trabalho e fortalecimento das Cipas nas fábricas. Por isso, a série de lives que celebra o nosso aniversário, comemorado em 30 de abril, começou com o diretor Elenildo Queiroz (Nildo). Ele, que coordena o Departamento de Saúde e Segurança da entidade, falou sobre o tema.

Durante a conversa com o jornalista João Franzin, Nildo falou sobre a pandemia, protocolos contra a Covid-19 nas empresas, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e enfraquecimento da fiscalização.

Ele diz: “A luta dos Metalúrgicos por Saúde e Segurança sempre foi grande. Temos preocupação com este tema desde a fundação. Não à toa, essa pauta faz parte até das questões negociais e está presente na Convenção Coletiva de Trabalho”.


Jornalista João Franzin entrevistou nosso diretor Elenildo Queiroz (Nildo)

Veja trechos principais: 

Metalúrgicos - Os sindicatos nascem pra organizar seus trabalhadores por ganhos econômicos e melhoria nas condições. A luta dos Metalúrgicos por Saúde e Segurança é grande. Temos grande preocupação com isso desde a fundação. Isso faz parte até das questões negociais e está presente na Convenção Coletiva de Trabalho.

Segurança - As empresas maiores dispõem de Departamento. Toda fábrica com mais de 100 funcionários tem obrigação de ter Técnico de Segurança. 

Cipa - Tem duas partes: do empregador e dos trabalhadores que precisam votar. Tem período para inscrição e data para eleição. Passa pelo crivo e é escolhido para fazer parte da Comissão.

Cipeiro - Quando a pessoa é eleita, ela faz curso, tem que cumprir o papel de prevenir acidentes. Ele pode saber se uma máquina pode causar acidente, baseado na sua experiência. É importante a troca de conhecimento entre o corpo técnico e trabalhadores. Os números no País não são tranquilos com relação a acidentes de trabalho. Por isso, é importante o esforço de todos no combate.

Pandemia - Quando vamos às fábricas, percebemos que existe protocolo. É claro que precisa ser fiscalizado e é importante que o cipeiro participe da fiscalização. Seria bom um comitê pra isso. Não é só passar álcool e utilizar máscara. Temos distanciamento, limpeza geral. Isso precisa ser bem cuidado. Deve ser cobrado. 

Reforma trabalhista - Quando você enfraquece a legislação, ela tende a piorar. Há intenção de terceirização desse setor e isso vai precarizar. Temos que ficar atentos. A fiscalização do trabalho já era insuficiente quando havia o Ministério do Trabalho. Hoje, como Ministério da Economia, zerou.

Fiscalização - Se não há fiscalização, o empresário se sente à vontade só pra lucrar e produzir. E muitas vezes o produzir não está de acordo com seguir regras de segurança. Michel Temer enfraqueceu o sindicalismo e tirou essa força. Precisamos recuperar isso indo pra base e conscientizando o trabalho sobre Saúde e Segurança, como esse Sindicato tem feito há mais de 57 anos.
 
58 anos - São 58 anos de muita luta, garra e disposição. Que a gente continue trabalhando por direitos e benefícios pro trabalhador. Que a gente continue levando dignidade e valorizando os metalúrgicos. Queria parabenizar a todos os diretores que passaram e os novos também. Parabenizar o movimento sindical brasileiro, que apesar de toda a perseguição, luta e defende os trabalhadores. Que todos possam ajudar a luta das suas entidades.


Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email