Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

• 24/8/2021 - terça-feira

O ideal de Getúlio Vargas
está vivo e estimula nossas lutas

No dia 24 de agosto de 1954 que o então presidente Getúlio Vargas se despedia do mundo. Assim ele finaliza sua Carta-Testamento: “Ao ódio respondo com o perdão. Saio da vida pra entrar na história”. Essa Carta, segundo Darcy Ribeiro, é "o mais importante documento político brasileiro".

Vargas foi o maior estadista da história nacional. Ele não criou apenas a  legislação trabalhista e o salário mínimo. Era um presidente realizador, que organizou o Estado brasileiro, promoveu nossa cultura e criou as bases para a indústria brasileira.

Getúlio Vargas, quem foi? Biografia, vida política, polêmicas e morte

Devemos também ao líder revolucionário gaúcho a consolidação de uma doutrina genuinamente nacional: o trabalhismo. Dizia Getúlio: o capital e o trabalho não são inimigos e podem caminhar juntos para o progresso nacional.

Mas Getúlio tinha lado. E ficou do lado do povo, especialmente dos trabalhadores, toda vez que precisou tomar uma posição política.

Outra marca getulista é o nacionalismo. Ou seja, acima de tudo pairavam os interesses nacionais. Era patriota de verdade, e não só da boca pra fora.

Vargas criou os Ministérios do Trabalho, da Educação, da Saúde, da Indústria e Comércio e da Cultura. Lutou bravamente para criar a Petrobras. Consegui instalar a Siderúrgica Nacional em Volta Redonda. Criou o BNDE, tentou implantar a Eletrobrás, mas não teve tempo de vida para fazê-lo.

POPULISTAS E NEOPOPULISTAS (Artigo Especial) - Dextra

Vida - Getúlio Dornelles Vargas (1883-1954) é gaúcho de São Borja, cidade a 600 quilômetros da capital, Porto Alegre, e na fronteira com a Argentina. Vargas era de origem rica, mas gostava de tomar chimarrão e conversar com os peões da fazenda e o povo simples. Era presidente da República que atendia ele mesmo, tantas vezes, o telefone no Palácio do Catete.

Getúlio seguiu carreira militar até 1903, quando ingressou na faculdade de Direito, concluindo o curso em 1907. Em 1909, iniciou carreira política, como deputado estadual, no Rio Grande.

Em 1926, foi nomeado ministro da Fazenda pelo então presidente Washington Luís. Porém, em 1927 deixou o cargo para ser candidato ao governo do seu Estado. Tomou posse em 1928 e formou um governo de coalizão com todas as forças políticas.

Por que Vargas deu o golpe que originou o Estado Novo? (2019)

Presidência - Em 1930, após liderar uma revolução popular contra os latifundiários e a elite agrária, Getúlio Dornelles Vargas foi nomeado presidente do Brasil. Seu primeiro governo durou até 1945. Em 1950 voltou ao poder, quando foi eleito com 48,7% dos votos. Tomou posse em 1951.

Suicídio - As forças entreguistas internas e o capital internacional nunca engoliram  Getúlio, sua honestidade, sua coragem, seu nacionalismo, seu amor ao povo brasileiro. No dia 23 de agosto de 1954, ele recebeu ultimato do ministro da Guerra exigindo seu afastamento. O presidente redigiu a Carta-Testamento, se recolheu e matou-se com um tiro no peito no dia 24 de agosto.

Foi a maior comoção da história brasileira. O povo chorava e bradava o nome de Getúlio Vargas. Os operários saíram às ruas pra lamentar a morte de seu líder. Getúlio abria seus discursos dizendo: Trabalhadores do Brasil!!!

Até hoje, seu brado ecoa na memória, nos corações e nas mentes dos brasileiros que amam o trabalho, a Pátria e a dignidade nacional.

Os escritos e pronunciamentos econômicos de Getúlio Vargas (9) - Hora do  Povo

Nosso presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) saúda a memória de Getúlio. Ele diz: “Graças à revolução de 30 e ao trabalhismo, o Brasil caminhou em direção ao progresso e à justiça social. O ideal getulista continua vivo e um dia ainda veremos o Brasil ser próspero, justo e respeitado pelo mundo todo”.

MAIS - Em agosto do ano passado, por ocasião dos 66 anos de sua morte, publicamos na coluna Personagem do Mês a biografia de Getúlio Vargas. Clique aqui e leia.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email