Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
17/9/2021 - quinta-feira

Dr. Marcílio explica funcionamento
do nosso Jurídico e direito metalúrgicos

Nossa live mudou de horário. Agora, é toda quinta às 16 horas. E quem deu inaugurou  o novo horário foi o dr. Marcílio Penachioni, coordenador do Departamento Jurídico do nosso Sindicato. Ele explicou o funcionamento do setor, apresentou novidades e tirou dúvidas sobre direitos trabalhistas. 

Apresentada por João Franzin, a live teve duração de 35 minutos. Durante o bate-papo, o advogado sanou diversas dúvidas dos internautas. Falou dos adicionais de insalubridade e periculosidade, de equiparação salarial, verbas rescisórias e aposentadoria. 


Entrevista foi conduzida pelo jornalista João Franzin, assessor de imprensa do Sindicato

Veja trechos principais: 

Credibilidade - O Jurídico tem uma credibilidade de décadas. Todo Sindicato precisa passar essa credibilidade pro trabalhador. Quando se procura um médico, ele precisar passar credibilidade. Com o advogado é a mesma coisa. Não basta só conhecimento; tem que passar segurança. 

Verbas - As ações que mais enviamos à Justiça do Trabalho são por pagamento de verbas rescisórias. Infelizmente ainda tem empresa que demite e não paga. Mas o metalúrgico procura bastante o Sindicato também por adicional de insalubridade, equiparação salarial, pagamento de férias em dobro e FGTS não-recolhido pelo empregador. 

Sócio - Temos a cultura no Sindicato de atender todos os trabalhadores que nos procuram. O sindicalizado terá mais direitos e benefícios. Mas informações e orientações a gente não se nega a dar. Entendemos que, se o não-sócio procurar o Sindicato e tiver boa impressão, pode se sindicalizar no futuro. Esperamos que, uma vez bem atendido, ao ingressar em metalúrgica, amanhã ele venha a se sindicalizar.

Insalubridade - O adicional é calculado com base no salário mínimo, em três graus: 10, 20 e 30%. De um modo geral, nas metalúrgicas, existe o adicional. Agora, quem comprova que vai aferir se existe ou não é o laudo ambiental. Quando me refiro ao laudo, me reporto aos processos trabalhistas. Havendo agente insalubre, aquilo que faz mal, será enquadrado ao grau e dado o direito ao adicional pro trabalhador. 

Aposentadoria - Com as mudanças todas, melhorar procurar o especialista pra avaliar. É um tema muito complexo. Praqueles que entraram com pedido de aposentadoria pelo Sindicato continua assistência com Sindicato. Para novos casos, contratamos a Tolentino Aposentadorias. O endereço é Rua Siqueira Campos, 144, Centro de Guarulhos. 

Vacina - Oriento que todo trabalhador se vacine. O que salva é a vacina. Há polêmica sobre demissão por justa causa se não tomar vacina. Prefiro acreditar que possa caber justa causa. É mais uma maneira de alertar o trabalhador de se vacinar. Se amanhã for mandado embora, corre o risco de perder ação. Cada juiz tem um entendimento. Não vou iludir ninguém: a pessoa poderá sim ser demitida por justa causa.

Atendimento - Nosso Departamento Jurídico atende na sede, à rua Harry Simonsen, 202, de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30. Atendemos também via WhatsApp. Chame no 11 4965.9311.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email