Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

• 29/9/2021 - quarta-feira 

TODOS VÃO PERDER

O fim da Proguaru representa uma derrota coletiva para o Município, o povo guarulhense e os trabalhadores da empresa. Guti pode até pensar que é vitorioso. Mas o tempo mostrará que ele também é um dos derrotados.

Vejamos:

Empregos - Serão demitidos mais de 4,6 mil trabalhadores. Se cada emprego direto gera dois indiretos, perderemos 13.800 postos de trabalho. Cada homem e mulher desses será doravante um revoltado e indignado.

Economia - O corte dos empregos diretos e do Vale-refeição mensal médio de R$ 594,00 provocará forte impacto negativo na economia local, especialmente no comércio, atingindo ainda mais os pequenos nos bairros.

Serviços - O fim da Proguaru, após 43 anos de ótimos serviços à cidade, significará a entrada das terceirizadas. Essas empresas pagam menos, exploram os empregados, dão calote, prestam serviços de qualidade inferior e custarão mais caro aos cidadãos. 

Fiscalização - Fiscalizar uma empresa só, como a Proguaru, é mais fácil. Já fiscalizar todas as terceirizadas e as demais empresas (quarteirizadas) que elas contratam será muito difícil. Portanto, abre-se a porta para negociatas e desvios. O custo disso é sempre o povo que paga, injustamente.

Desemprego - Boa parte dos empregados da Proguaru ganha perto de R$ 1,4 mil. Imensa maioria não tem especialização. Muitos estão prestes a se aposentar. Uma parte grande tem problemas de saúde. Onde essa gente vai procurar emprego? Só se for na rua da amargura.

Sindicalismo - Desde dezembro, o movimento sindical luta pela Proguaru e os empregos. Todo o sindicalismo apela pra que o prefeito reveja sua decisão de fechar a empresa e demitir. As 10 Centrais brasileiras enviaram documento a Guti, pedindo diálogo. Ele sequer respondeu. E isso não será esquecido pelo movimento.

Pacote - No setor metalúrgico, também tem empresa que fecha, se muda ou corta pessoal. Mas não é na calada da noite. As discussões geralmente levam um ano, como na Ford, Borlem, Weg, entre outras. Sindicato e empresa negociam um pacote aos demitidos, pra que a pessoa não saia com uma mão adiante, outra atrás. Mas Guti não quer discutir.

O prefeito é jovem e continuará pedindo voto. Os anos lhe mostrarão que errou na Proguaru. Pena que quando isso ocorrer não haverá mais como consertar os estragos.

Bolsonaro - Domingo, 26, o Presidente completou mil dias de um governo desastroso. Seu símbolo é o povo comprando osso de boi no açougue.


Josinaldo José de Barros (Cabeça)
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região.
Diretoria Metalúrgicos em Ação
Email - josinaldo@metalurgico.org.br

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email