Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

• 03/12/2021 - sexta-feira


Antônio Silvan Oliveira
Sindicalista, ativo, trabalhador!


“Sempre fui ativo”. Essa foi uma das primeiras frases de Antônio Silvan Oliveira, na entrevista para a seção “Personagem do Mês” em nosso site. Ele, que hoje preside o Sindicato dos Químicos de Guarulhos e Região, trabalha desde os 14 anos de idade. E não pensa em parar tão cedo. “Ainda tenho muita lenha pra queimar”, disse aos risos.

Silvan, como é chamado em toda cidade, recebe essa homenagem do nosso Sindicato porque é parceiro, é trabalhador, dedicado. Luta não só por sua categoria, mas pelos trabalhadores em geral. Está atento a todas as causas sociais da cidade. Participa de perto. Opina, ajuda, orienta. Nesta homenagem, ele falou de toda sua carreira sindicalista e química. Falou muito sobre trabalho, mas sem esquecer da família, como os filhos e netos. 

Origem - Silvan é Sergipano, de Aracaju. Nasceu no dia 20 de junho de 1962. Viveu até os 12 anos em sua terra natal. Depois, veio pra São Paulo, morar em Diadema. Aos 14 anos, mudou-se para Guarulhos, foi morar com a tia. “Naquela época eu já enxergava uma boa perspectiva de trabalho em Guarulhos. Já era uma cidade enorme, com potencial altíssimo”. 

Nessa mesma época, conseguiu seu primeiro emprego. Trabalhou no supermercado Nishi, na Avenida Tiradentes. “Atuava como empacotador e repositor de materiais. Eram 12 horas diárias”.

Norton - No dia 18 de abril de 1978, começou a trabalhar na Norton, atual Saint-Gobain Brasil, onde é funcionário até hoje. A partir dali, sua vida só progrediu. Voltou a estudar, pois conseguia sair às 17 horas do trabalho. Concluiu o ensino médio, entrou pra faculdade de direito. 

“Ali eu aprendi e aprendo muitas coisas até hoje. Com meu ativismo, já participava do grêmio da empresa. No meu departamento, eu era programador de produção. Quando foi criada a Comissão de Fábrica, eu já era integrante. Então tudo o que acontecia de benefício para os trabalhadores na empresa, eu estava à frente”. 

Sindicalismo - Trabalhando na Norton, conheceu Antônio Cortez Morais, então vice-presidente do Sindicato dos Químicos. Em outubro de 1988, recebeu convite para integrar a Chapa que se candidataria na eleição sindical. Foram eleitos. “Em 1989, a empresa propôs meu desligamento, me colocando à disposição integral ao Sindicato. Foi a partir daí que começou a minha militância”, lembrou.

Presidência - Depois de muito trabalho pela categoria e reconhecimento dos trabalhadores e diretores da entidade, Silvan foi eleito presidente do Sindicato, em 1999. 

“Dei sequência num trabalho que começou em 1962. De lá pra cá, temos buscado sempre estar próximo do trabalhador. Voltamos o olhar também para o entretenimento. Hoje, temos Clube de Campo em Mairiporã e uma bela Colônia de Férias em Caraguá. Somos em 27 mil trabalhadores químicos em Guarulhos e Região, onde cerca de 30% são sócios e temos buscado aumentar esse quadro”.

Direitos - Silvan destaca três direitos importantíssimos conquistados pelos químicos na Convenção Coletiva de Trabalho. São eles: Garantia do Piso da categoria; Auxílio-creche, onde fornece ajuda financeira aos papais com filhos recém-nascidos; e proteção ao trabalhador no período de pré-aposentadoria”. 

Dificuldades - Mas não tem sido fácil manter esses direitos, segundo Silvan. Desde as reformas de Michel Temer, até os ataques de Bolsonaro, a categoria tem sofrido bastante. Não só os químicos, mas todos os trabalhadores em geral. Ele diz: “Há ainda uma parte na base que acha que não precisa do Sindicato. Outros, até mesmo que votaram em Bolsonaro, já estão mais conscientes. Já estão entendendo que o Sindicato realmente é muito importante”. 

Guarulhos - Silvan luta também pelas causas sociais. Está atento aos problemas de Guarulhos. É totalmente contra a Taxa do Lixo, arquivada recentemente. Também atuou contra o fechamento da Proguaru, contra o fechamento da Furp e agora trabalha para que o prefeito Guti não entregue o complexo esportivo da Ponte Grande à Sabesp. 

“É uma vergonha o que o prefeito está fazendo. Ele quer acabar com um espaço esportivo, onde revela centenas de atletas, tira das drogas, leva pro mundo esportivo e social, pra atender os pedidos dos seus amigos. Quer colocar um sistema de tratamento de esgoto no tradicional complexo da Ponte Grande. A população não aceita. Guarulhos não pode aceitar”. 

Religião - Silvan trabalha muito, mas sempre arruma um “tempo pro criador”, como ele mesmo disse. É evangélico. “Sigo a Deus, mas não prego placa de igreja. Sempre escuto a Deus, converso, agradeço e prego sua importância. Religião pra mim é amar a Deus e ajudar o próximo”. 

Lazer - Nem só de trabalho vive o homem. Antônio Silvan sempre arruma um tempinho pra família e pra fazer suas caminhadas. “Já joguei bastante futebol. Hoje faço mais caminhada. E também adoro o Clube de Campo do Sindicato. Sempre passeio por lá”. Silvan é casado há 37 anos. Tem um casal de filhos: a mais velha tem 36 anos. O rapaz tem 34. Ele tem três netinhos. 

Natal Sem Fome - Encerramos o bate-papo com um apelo de Silvan. O Sindicato da sua categoria é um dos dez engajados na Campanha Natal Sem Fome. Ele informa: “Foi uma grande iniciativa. Uma ideia brilhante. É uma ação coletiva onde todos vamos ajudar. É isso que importa. Ajudar famílias carentes, que tanto vão precisar neste Natal. Os valores dos alimentos estão altíssimos. Então essa Campanha chegou numa hora precisa”.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email