Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 3/6/2022 - sexta-feira

Curso de formação debate
políticas sociais de emprego e renda

Segue nesta sexta (3) o segundo módulo do Curso de Formação e Capacitação para Dirigentes. A iniciativa é uma parceria entre o Sindicato e o Dieese. O módulo, que trata sobre Estado e Políticas Sociais, hoje é conduzido por Marília Goulart da Silva, mestre em Serviço Social.

O tema apresentado é "Políticas públicas de emprego, trabalho e renda no Brasil, a intermediação da mão de obra e o seguro-desemprego, qualificação profissional, aprendizagem e o trabalhador por conta própria".

Segundo a professora Marília, é de extrema relevância para o movimento sindical entender como funcionam as políticas públicas e sociais para que isso possa se traduzir em benefício aos trabalhadores.

"A partir do contexto de redemocratização do País, em que a sociedade civil ansiava por retomar sua soberania por meio dos princípios democráticos, os movimentos sociais tiveram influência importante na agenda de participação social, inserindo-a como fator imprescindível na legitimidade das ações políticas. E o sindicalismo se encaixa nesta participação", afirma.

Em sua aula, Marília ressaltou: "Hoje, temos pessoas que perdem os empregos e as famílias vão morar nas ruas. Que País estamos vivendo? Até quando aceitaremos isso?"

Curso -
A coordenação do curso é de Rodolfo Viana, técnico da subseção do Dieese no Sindicato. Além de nossos diretores e assessores, participam também dirigentes do Stap Guarulhos (Sindicato dos Servidores Municipais).

Os próximos módulos serão: As mudanças recentes no sistema brasileiro de relações do trabalho; saúde, trabalho e ação sindical; juventude e organização dos trabalhadores.



O Curso de Formação e Capacitação para Dirigentes acontece no Clube de Campo
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email