Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
19/6/2022 - domingo

SINDICATO DENUNCIA ONDA
DE AUMENTOS NOS PREÇOS!

Dia 15 deste mês, a taxa de juros Selic aumentou de 12,75% pra 13,25%. Dois dias depois, o governo autorizou dois novos aumentos nos combustíveis: 5,2% na gasolina e 14,2% no preço do diesel.

Na prática, esses três aumentos, em apenas três dias, elevam o custo de vida e puxam pra cima a inflação, gerando mais carestia.

Efeitos - A alta dos juros estimula a especulação financeira, esfria o setor produtivo, desestimula investimentos e, no final da linha, inibe a geração de empregos. Quem mais sofre com isso é o povo trabalhador, principalmente os mais pobres.

A alta nos combustíveis gera uma sequência de outras altas em produtos e serviços. O diesel impacta o custo do transporte e eleva o preço das mercadorias transportadas, principalmente os alimentos. Quem sofrerá mais? O povo mais pobre.

Não adianta querer culpar a guerra na Ucrânia. A alta na inflação brasileira é responsabilidade do governo brasileiro.

Não adianta Bolsonaro ameaçar com CPI: foi ele quem nomeou o ministro das Minas e Energia, o presidente da Petrobras e o Conselho gestor da empresa. Toda a responsabilidade é dele e de seu “posto Ipiranga”, o ministro Paulo Guedes.

O que cada um pode fazer? Protestar, erguer a voz, mostrar a indignação, mobilizar pelas redes sociais. Mas não basta. É preciso fazer protestos públicos que reúnam o povo, a massa, a gente brasileira.

Nosso Sindicato propõe às Centrais Sindicais um Dia Nacional de Protesto contra a Carestia, mobilizando trabalhadores e demais setores organizados da sociedade. Ainda hoje, enviaremos ofício nesse sentido à Força Sindical Estadual e também à Nacional.

Com inflação não se brinca, porque a carestia destrói as finanças das famílias e esvazia o prato do pobre. Ou seja, gera pobreza e agrava a fome. O IBGE informa: 33,3 milhões de brasileiros passam fome. Se o custo de vida não baixar, a fome vai se esparramar que nem doença ruim.

Guarulhos, 19 de junho de 2022

Josinaldo José de Barros (Cabeça), presidente
Diretoria Metalúrgicos em Ação


Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email