Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 10/8/2022 - quarta-feira

Ato desta quinta mostrará vigor
da democracia, diz Juruna

Nesta quinta, 11 de agosto, a democracia brasileira vai falar. E vai falar pela voz dos representantes da sociedade civil, ligados a entidades estudantis, de classe, da cultura, da advocacia e de outros segmentos que defendem o Estado de Direito.

A manifestação se dará por ato público na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, Centro de São Paulo, a partir das 9 horas. Haverá a leitura de duas importantes Cartas. Três Centrais vão fazer uso da palavra. O sindicalismo comparecerá em peso.

Essas explicações todas são de João Carlos Gonçalves (Juruna), secretário-geral da Força Sindical. Ele participou da live semanal do nosso Sindicato, nesta quarta, dia 10.


Principais trechos:
RESPEITO - Estamos a menos de dois meses da eleição e sofremos ataques quase que diários, principalmente por parte do presidente Jair Bolsonaro. A sociedade está reagindo. Um dos documentos já reúne mais de 800 mil assinaturas. A outra Carta é assinada por entidades de peso, que cobram respeito ao processo eleitoral democrático.

CARTAS - O primeiro documento será lido às 10 horas. Ele reúne entidades empresariais, trabalhistas, financeiras, da indústria, movimento social e outras. Falarão três representantes do setor empresarial, três dos trabalhadores. Às 11h30 será lida a Carta às Brasileiras e aos Brasileiros. São importantes documentos nos quais a sociedade civil se pronunciam em defesa das eleições. Nada de intervenção militar.

SOCIEDADE - Há uma unidade em torno disso. Essa unidade é pra garantir o processo democrático. Não há conluio nosso com o empresariado. Tanto assim que nossas campanhas salariais estão sendo tocadas. É preciso valorizar a democracia, pois é o regime que abre condições pra que você e seu Sindicato possam se organizar e reivindicar.

GANHOS - Na democracia você pode defender seu emprego, pode buscar sua PLR, pode mobilizar seu bairro e defender a creche da sua região. Na ditadura, não. A ditadura faz você ficar calado, sem reivindicar seus direitos, não deixa você dar opinião ou mesmo votar.

APERFEIÇOAMENTO - A democracia pode ser cada vez mais aprimorada. Mas Bolsonaro ataca. Então, temos que deixar bem clara nossa defesa do Estado Democrático e do modelo eleitoral.

BASES – Quando recebemos a primeira Carta, nós a assinamos e enviamos a todos os Sindicatos. E chamamos nossos filiados pro ato amanhã. Dentro da Faculdade, não cabe tanta gente. Mas o ato vai ser em toda a praça da Faculdade. É fundamental que os trabalhadores participem desse tipo de atividade.

OUTROS - Amanhã, Miguel Torres fala pela Força Sindical. Mas a mobilização segue: dia 15, segunda, na Câmara Municipal de SP, faremos o evento "Brasil em 200 nomes". São 200 nomes escolhidos pra homenagear, desde 1822. O primeiro é José Bonifácio. E Martha Vieira, a Rainha Martha, fecha a lista. Todos eles ajudaram o Brasil. É um evento organizado pelas Centrais Sindicais.

MAIS - Clique aqui e assista à live na íntegra.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email