Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 13/12/2022 - terça-feira


Pauta da Conclat é agenda
sindical junto ao governo Lula



No dia 7 de abril deste ano, o sindicalismo brasileiro realizou a terceira Conclat - Conferência Nacional da Classe Trabalhadora. Poucos dias depois, o documento foi entregue pelas Centrais Sindicais ao então pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva.

Ao receber o documento, com mais de 6º itens fundamentados, Lula afirmou: “Mais que uma Pauta de Reivindicações, o sindicalismo me entrega praticamente um Plano de Governo”. Tinha lógica a afirmação, uma vez que a Pauta Unitária da Classe Trabalhadora vai da política de valorização do salário mínimo à reindustrialização do País.

Questões que hoje estão nas manchetes, como o combate à fome e a proteção ao meio ambiente, também foram debatidas pela Conclat e apontadas no documento final do sindicalismo brasileiro.


7 de abril - Diretores durante a Conclat

Nosso Sindicato esteve nas três edições da Conclat: 1981, 2010 e 2022. Na terceira Conferência, ocorrida em São Paulo, vários diretores participaram. O presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) comenta: “Com a Conclat, a classe trabalhadora mostra que não quer apenas reivindicar e sim apontar rumos para o País, longe do modelo neoliberal causador de crises e desemprego em massa”.

Lula -
O documento produzido pela Conclat será referência permanente na relação do sindicalismo com o futuro governo Lula. Cabeça diz: “O trabalhador quer ter voz e vez e não ser tratado com desprezo, como ocorreu no governo Bolsonaro, que, graças a Deus, está chegando ao fim”.

CLIQUE A LEIA


Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email