Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 19/1/2023 - quinta-feira

Nossa Colônia toda já utiliza
apenas energia solar. Veja as vantagens


Os frequentadores da nossa Colônia de Férias em Caraguatatuba talvez não saibam, mas a energia local mudou. Mudou de hidrelétrica para fotovoltaica. Ou seja, energia solar.

As obras da mudança já estão completas, com a instalação do 124 placas no teto do imóvel, após o trabalho de engenharia que preparou o local.

E o que se ganha com isso, afinal?

Muita coisa: a energia solar é 100% limpa, não gera hidróxido de carbono, não polui o ar, não exige derrubada de árvores, tampouco a formação de represas, para instalação de turbinas. E é bem mais barata!

Cada placa indutora da energia fotovoltaica dura em média 30 anos.

Nosso diretor Eduardo Apóstolo dos Santos, o Tieta, é o gerente da Colônia. Ele explica: “Quanto mais sol mais energia gerada. A Colônia hoje não utiliza 100% dessa energia, que é devolvida à rede pública, gerando um crédito energético para o Sindicato.”

Segundo o diretor Tieta, o custo da energia fotovoltaica é muito mais baixo. Portanto, o Sindicato passa a economizar num item que custa caro, a energia elétrica. “A partir de fevereiro, já teremos uma demonstração dessa economia e também faremos a projeção de quanto vamos economizar no ano”, afirma nosso diretor.



Placas solares da Colônia de Férias em Caraguá

Condicionado - A diretoria do Sindicato estuda instalar ar condicionado na Colônia. Tieta comenta: “Mas isso só será possível porque barateamos o custo da energia. Imagina os 38 apartamentos gastando energia elétrica, no custo que está a tarifa hoje em dia”. Portanto, a energia solar facilitará essa melhoria.

Seguro - Fique tranquilo, pois a energia solar captada pelas placas é segura, não oferecendo qualquer tipo de risco aos usuários.

Sede e Clube - A instalação das placas de captação e transformação avança. As obras na sede do Sindicato (Centro, Guarulhos) já estão bem adiantadas. E o Clube de Campo será todo equipado de modo a utilizar também a energia fotovoltaica limpa. E mais barata.

Cabeça - Para nosso presidente Josinaldo José de Barros, “devemos aprender a utilizar os avanços tecnológicos e científicos”. Ele diz: “A evolução das fontes de energia tem sido rápida e o Sindicato quer estender esses benefícios à categoria, gastando menos e ajudando a combater a poluição”.

VÍDEO - Clique aqui e entenda as vantagens da energia que é captada do sol. 
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email